Canhoba, Nossa Senhora de Lourdes, Gararu, Itabi e Graccho Cardoso foram contemplados com o Programa Sementes do Futuro

O Programa Sementes do Futuro tem o propósito de apoiar a produção de grãos dos agricultores familiares sergipanos

A entrega das sementes contemplou os municípios de Lourdes, Canhoba, Itabi, Graccho Cardoso e Gararu. Além destes, outros 26 municípios fazem parte do rol de cidades que serão beneficiadas pelo programa. No total, 11,5 mil famílias serão abrangidas pela ação, com mais de R$ 1,5 milhão investidos. A iniciativa tem execução da Secretaria de Estado da Agricultura, do Desenvolvimento Agrário e da Pesca (Seagri) e da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro).

Na visão do secretário-executivo da Seagri, Marival Santana, a entrega das sementes simboliza um pacto de cuidado do Governo de Sergipe com as famílias do campo em todo o estado. “É uma grande satisfação estar participando desse momento, fazendo a entrega dessas sementes. Tenho certeza de que o desejo do governador Fábio Mitidieri, hoje representado pelo governador em exercício, Jeferson Andrade, é de que essa distribuição excelente seja ampliada. É o desejo também da Seagri e da Emdagro. São cinco municípios recebendo esta entrega simbólica, que trará tantos benefícios”, enfatizou.

O Programa Sementes do Futuro tem o propósito de apoiar a produção de grãos dos agricultores familiares sergipanos, principalmente aqueles em condições mais vulneráveis. As sementes, que foram adquiridas com investimento próprio do Governo do Estado, deverão servir não só para a produção de forragem para alimentação animal, mas também para a subsistência das famílias. Atualmente, o milho corresponde a 52% do valor de produção total da agricultura sergipana.

A agricultora Silvaneide de Sá foi uma das beneficiadas com as sementes. Representando todos os contemplados, Silvaneide demonstrou sua gratidão pelos grãos recebidos. “Todos nós da região do São Francisco que recebemos as sementes agradecemos. A semente chegou em uma boa hora, já que está chovendo, e a gente que é agricultor só tem a agradecer”, relatou.

O prefeito de Lourdes, Laerte Gomes de Andrade, expressou grande satisfação pelos benefícios trazidos à região. “Só tenho é que agradecer ao Governo do Estado, que é um grande parceiro. Agradecer também ao governador em exercício, Jeferson Andrade, que é filho aqui do município. A semente é motivo de muita alegria para os pequenos produtores. E vamos ter também a pavimentação no bairro Caixa d’Água, que nos deixa muito felizes”, opinou.

A prefeita de Gararu, Zete de Janjão, destacou a amplitude das ações da gestão para os municípios do entorno. “Este é um dia histórico, e é um momento muito feliz estar como prefeita, participando deste ato. O mais importante é trabalhar com política pública, e é isso que estamos fazendo hoje. Essa distribuição de sementes começou em Nossa Senhora da Glória, e hoje temos mais municípios beneficiados. O povo todo fica muito feliz. Obrigada ao Governo de Sergipe”, manifestou.

Com informações da Secom

Governo

Última atualização: 5 de maio de 2023 20:41.

Pular para o conteúdo