Companhia leva serviços de infraestrutura hídrica e apresenta ações desenvolvidas desde a primeira edição do programa itinerante

A Companhia de Desenvolvimento Regional de Sergipe (Coderse), vinculada à Secretaria de Estado da Agricultura, do Desenvolvimento Agrário e da Pesca (Seagri), recebeu, nesta sexta-feira, 22, demandas relacionadas à infraestrutura hídrica por meio de poços tubulares profundos durante a 73ª edição do programa ‘Sergipe é aqui’, realizada no município de Pinhão, no agreste sergipano. Desde 2023, a empresa já investiu quase R$ 90 mil em ações de perfuração, limpeza, instalação, recuperação e manutenção de poços, beneficiando cerca de 260 famílias.
O presidente da Associação dos Moradores do Assentamento Vaza-Barris, Joseval Bispo dos Santos, destacou a importância do abastecimento de água para as 60 famílias atendidas pela Coderse com a perfuração, bombeamento, instalação e manutenção de um poço, serviço que representou um investimento de R$ 39 mil. “Foi muito importante aquele poço, porque ajuda as famílias que moram dentro do assentamento. Antes, a gente dependia de carro-pipa e hoje temos água dentro da comunidade. Isso é uma das coisas mais importantes para a população”, afirmou.
Além do assentamento Vaza-Barris, entre 2024 e 2025, equipes da Coderse realizaram atendimentos em poços localizados nos povoados Baixa Larga, Beija-Flor de Baixo, Beija-Flor de Cima, Diogo, Espinheiro, Lagoa, Serra Solteira e Rui Barbosa, além do Mercado Municipal de Pinhão.
O diretor de Infraestrutura Hídrica da Coderse, Ernan Sena, ressaltou que a demanda pelos serviços está diretamente ligada à escassez hídrica enfrentada pelo município. “Pinhão possui áreas inseridas na zona do semiárido, onde há pouca incidência de chuvas. Por isso, a necessidade da água de poços é grande, principalmente para a atividade agropecuária, que depende da água subterrânea para atender às necessidades básicas, como o abastecimento do rebanho”, explicou.
O secretário municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Pinhão, Alexsandre de Andrade, agradeceu a atuação da companhia no município. “Atendendo às nossas demandas, seja na instalação ou na manutenção, a Coderse sempre esteve presente quando precisamos. Esse trabalho é importantíssimo. Desde a direção até as equipes de campo, todos têm contribuído muito. Ninguém vive sem água — nem animal, nem vegetal, nem ser humano. Quando se garante esse acesso, o homem do campo se sente mais seguro, sabendo que terá um poço disponível quando precisar”, destacou.
A Associação Comunitária Justino Oliveira, que atua nos povoados Rajas, Lagoa Branca, Paracatu, Palmazeiro e Serra Solteira, também acompanha os serviços realizados pela companhia em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura. O secretário executivo da entidade, Manoel Messias Calazans, enfatizou a relevância da manutenção dos poços artesianos para as comunidades rurais. “Quando um poço está funcionando e recebe manutenção adequada, ele ajuda muito a vida da comunidade, principalmente a do pequeno produtor e do trabalhador rural, que dependem da água para os animais e para manter suas atividades”, afirmou.
Programa Água Doce
Além dos atendimentos realizados durante o ‘Sergipe é aqui’, a Coderse também apresentou uma maquete de unidade de produção de água dessalinizada, vinculada ao Programa Água Doce. A iniciativa é acompanhada pela Seagri e suas vinculadas, responsáveis pela manutenção e expansão dos sistemas no estado.
Atualmente, Sergipe conta com 32 sistemas de dessalinização distribuídos em nove municípios do semiárido, sendo três deles implantados pelo Governo do Estado em cooperação com o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional.























