Comunidades rurais de Lagarto são atendidas com equipamentos de irrigação e pavimentação de estrada

Programa ‘Elas no Campo’ visa apoiar mulheres no agronegócio

Viver do que produz e, com isso, também abastecer a mesa de outras famílias sergipanas é um dos orgulhos na vida da agricultora Ângela Maria de Jesus Feitosa, de 56 anos. Moradora da Colônia Treze, ela esteve nesta quinta, 1º, em Lagarto, para receber um kit agrícola, representando o grupo Juarana, formado por agricultores da região. A ação foi promovida pelo Governo do Estado, por meio de uma parceria entre a Secretaria da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca (Seagri) e a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres de Sergipe (SPM), que entregou 10 kits de irrigação para auxiliar na produção. A iniciativa faz parte do programa ‘Elas no Campo’, que foi lançado na solenidade.

Na ocasião, o governador Fábio Mitidieri também assinou Ordem de Serviço para obra de pavimentação de estrada em paralelepípedo, a ser executada pela Companhia de Desenvolvimento Regional de Sergipe (Coderse), em estrada vicinal de 1,5 Km, que interliga os povoados Mariquita e Olhos D’Água, na zona rural de Lagarto.

“Foi com muita alegria que recebi esse kit de equipamentos que vão auxiliar bastante em nossa lavoura. É um grande incentivo para nós, mulheres, que trabalhamos na roça, para que possamos continuar a produzir e alavancar o trabalho familiar”, destacou  Ângela Maria. De acordo com ela, muitas ainda trabalham de forma manual, usando balde, regador e até mesmo improvisando com garrafas PET. “Precisamos continuar desenvolvendo economicamente nossa produção e com isso fazer a diferença em nossa comunidade”, observou a agricultora, que se orgulha também em contar que foi através de seu trabalho no campo que constituiu sua família e, hoje, tem uma filha formada pela UFS em Engenharia Florestal e outra também cursando faculdade. “Isso se deve ao meu esforço, juntamente com meu marido, em nosso pedaço de terra, onde plantamos desde hortaliças a diversas outras culturas, e também à ajuda do governo, que promove cursos de capacitação para sempre estarmos nos atualizando”, observou.

O lançamento do Programa Elas no Campo faz alusão à comemoração da Semana Estadual da Mulher do Campo. “Queremos, cada vez mais destacar o protagonismo da mulher na agricultura, ajudando no que for preciso, seja na promoção de capacitações ou no auxílio com a doação de equipamentos que possam ajudá-las na melhoria de seu desempenho na lavoura”, destacou o secretário de Agricultura, Zeca da Silva.

“Vamos desenvolver uma série de ações, como cursos de extensão rural, gestão da propriedade, de  melhoramento da produção e incentivos materiais, todos voltados para as mulheres do campo“, ressaltou a secretária Daniele Garcia, da SPM.

Obra de pavimentação

Custeada com recursos de emenda parlamentar do deputado federal Fábio Reis, no valor de R$ 800,6 mil, a obra de pavimentação da estrada que liga o povoado Mariquita ao Povoado Olhos D’Água ficará sob a responsabilidade da Companhia de Desenvolvimento Regional de Sergipe, vinculada à Seagri, que agora amplia seu conjunto de atividades. “É com muita alegria que, graças a Deus, através do nosso governador Fábio Mitidieri e a emenda do nosso deputado federal Fábio Reis, vamos tirar muitas famílias da lama e da poeira, com o calçamento de nosso povoado. Hoje, estamos realizando um sonho”, disse o vereador Washington de Mariquita.

A obra de recuperação da estrada vai oferecer mais conforto aos moradores da localidade, ao melhorar as condições de limpeza e tráfego, promovendo uma maior agilidade e economia no escoamento da produção agrícola, gerada nas unidades produtivas atendidas pela via.

Última atualização: 5 de junho de 2023 08:36.