Comunidades vulneráveis do Baixo São Francisco recebem cestas com produtos da agricultura familiar

Seagri compra produtos da agricultura familiar com recursos do Projeto Dom Távora e entrega a comunidades rurais

Famílias de comunidades quilombolas, agricultores, pescadores e marisqueiras do Baixo São Francisco começaram a receber cestas do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), adquiridas com recursos do Projeto Dom Távora, resultado do Acordo Internacional celebrado entre o Estado de Sergipe e o Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola (FIDA). A ação visa minimizar os impactos ocasionados pela pandemia de Covid-19 em Sergipe, contribuindo para o escoamento da produção familiar e promovendo geração de renda no campo, ao mesmo tempo em que garante a segurança alimentar e nutricional da população socialmente vulnerável.

A aquisição tem como interveniente executora a Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri). Segundo o secretário André Bomfim, os alimentos são distribuídos entre as famílias residentes nos municípios do Baixo São Francisco, por apresentar os menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH). Ainda segundo ele, na região, foram selecionadas 1.363 famílias que vivem em situação de pobreza e extrema pobreza para esta primeira etapa do Programa de Aquisição de Alimentos do Governo do Estado, realizado com recursos do FIDA, no valor de R$ 130 mil.

“Posteriormente, ainda este mês de dezembro, mais 7 mil cestas serão distribuídas, abrangendo todo o Estado de Sergipe, principalmente as comunidades tradicionais, comunidades quilombolas. A ação também atende ao pedido do Ministério Púbico Federal ao Governo do Estado, no sentido de atender estas comunidades. Existe, ainda, uma parceria da Secretaria de Estado da Inclusão e Assistência Social (SEIAS) com o Ministério da Cidadania, através da qual mais de R$ 3 milhões estão sendo investidos em outro PAA. Dessa forma, o governo estadual vem, cada vez mais, apoiando a agricultura familiar na comercialização da produção, e realizando o atendimento a essas populações”, afirma André Bomfim.

As cestas são compostas de 10 gêneros alimentícios produzidos pela agricultura familiar, como explica o agrônomo e consultor do Programa das Nações Unidas (PNUD) no Dom Távora, Jorge Rabanal. “Os produtos foram adquiridos da população trabalhadora do campo. Formamos uma cesta diversificada com frutos, raízes e produtos secos beneficiados pelas cooperativas da agricultura familiar de Sergipe, a exemplo da laranja, que vem de Tomar do Geru; o arroz dos produtores agroecológicos do Baixo São Francisco; a massa de cuscuz produzida a partir das sementes crioulas lá de Riachão do Dantas; e a farinha da cooperativa de Moita Bonita. Na verdade, a gente conseguiu, em uma mesma iniciativa, atender os agricultores que estão se esforçando para produzir um alimento de excelente qualidade, e atender uma população que vive em situação de insegurança alimentar e vulnerabilidade social, agravadas pela pandemia”.

Beneficiários

Entre os beneficiários, estão os quilombolas das localidades Bongue, Santa Cruz e Saramém, no município de Brejo Grande. A presidente da Associação Quilombola do Território Brejão dos Negros, Maria Isaltina Silva Santos, fala do sentimento da comunidade, ao receber os produtos. “A gente sabe da importância da chegada desse alimento em nossa mesa, por isso, em nome de todos os quilombolas, agradecemos essa ação do Governo do Estado e também do FIDA. Estamos vendo o resultado chegar, mas nosso objetivo é melhorar a renda do nosso povo tão sofrido, por isso, estamos dialogando com o Projeto Dom Távora e vamos conseguir trazer atividades produtivas”, disse Isaltina.

Uma categoria bastante afetada pela pandemia foi a dos artesãos, como destaca o presidente da Associação dos Artesãos, Edson Marques Barreto. “Durante o primeiro semestre não conseguimos vender nada, o centro de comercialização fechou e muitas famílias ficaram com dificuldade para conseguir alimentos, já que 70% das pessoas de Santana do São Francisco vive do artesanato. Essas cestas chegaram na hora certa”, pontuou Edson sobre a entrega de alimentos que, nesta semana, aconteceu em Brejo Grande, Neópolis e Santana do São Francisco. Pela programação da Seagri, na próxima semana (2 a 5 de dezembro), será a vez de Pacatuba Japoatã e Canhoba.

Governo

Última atualização: 30 de novembro de 2020 14:00.