Publicado: 17 de novembro de 2021, 13:10

Emdagro capacita extensionistas em produção de pequenos animais


Ação é fruto do convênio entre a Emdagro e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa)

Com o objetivo de atualizar técnicos e extensionistas sobre práticas de produção, bem-estar animal e comercialização para melhor atender os produtores de aves caipiras, porcos e ovelhas, a Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) realizou, no período de 03 a 05 de novembro, em Aracaju, o curso “Produção de Pequenos Animais: Ovinocultura, Avicultura Caipira e Suinocultura”. A ação é fruto do convênio entre a Emdagro e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que visa, dentre outras coisas, a capacitação de 25 profissionais da área de extensão rural. 

Para o diretor de Assistência Técnica e Extensão da Emdagro, Antônio Oliveira Reis, as capacitações dos extensionistas tem o intuito de levar aos produtores rurais orientações e informações precisas sobre a produção de pequenos animais. “A Emdagro está retomando, após quase um ano e meio de isolamento social por conta da pandemia da Covid-19, sua agenda de cursos e treinamentos. E estamos iniciando as capacitações dos nossos técnicos com tema sobre criação de pequenos animais, já que essa é uma demanda crescente em nossos escritórios no interior” frisou.

A capacitação abordou questões importantes como raças, sanidades, manejo e alimentação dos animais, comercialização e instalações. A abordagem dos temas ficou a cargo de técnicos da empresa e parceiros, a exemplo da coordenadora de agricultura da Emdagro, Izildinha Dantas, que trabalhou o tema sobre sanidade de ovinos, e dos consultores Roberis Cordeiro e Reginaldo Souza, que trataram sobre comercialização e produção, respectivamente. Na área da Suinocultura, o zootecnista do Instituto Federal de Sergipe (IFS/S. Cristóvão), Wilians Gomes Santos, falou sobre o aspecto da produção, como manejo, nutrição e instalação e as médicas veterinárias da Emdagro, Isabelli Leal e Rita Selene, abordaram questões relativas à sanidade dos suínos. Por fim, sobre a avicultura caipira, o professor da Universidade Federal de Sergipe, Claudson Brito, abordou questões de produção e o médico veterinário da Emdagro, Emerson Sales, sobre sanidade avícola.

O chefe do escritório local da Emdagro em Poço Verde, Luis Alberto Souza afirmou que o curso é uma forma de manter a qualidade dos serviços prestados pela empresa. “Foi de suma importância por proporcionar conhecimentos técnicos que vão me possibilitar prestar um atendimento de melhor qualidade para o nosso público beneficiário, haja vista que os instrutores que ministraram o referido curso possuem amplos conhecimentos teóricos e práticos nos seus ramos de atividade”, destacou.

“A capacitação foi um marco para nós, extensionistas, melhorarmos e aprimorarmos a nossa assistência aos agricultores familiares e suas organizações, como grupos, associações e cooperativas. Ao mesmo tempo possibilita contribuir de forma decisiva na melhoria da vida e do bem-estar social dos agricultores familiares que é nosso foco principal”, finalizou Luiz Alberto.


Atualizado: 22 de novembro de 2021, 09:39
Skip to content