Emdagro e Embrapa firmam parceria estratégica para fortalecer a agricultura sergipana

Reunião tratou da consolidação do acordo de cooperação técnica entre as duas instituições

Representantes técnicos, coordenadores e diretores da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) estiveram reunidos no último dia 12 de dezembro, com pesquisadores, agentes de transferência de tecnologia e a chefe de Pesquisa e Desenvolvimento da Empresa Brasileira De Pesquisa Agropecuária (Embrapa) – unidade Tabuleiros Costeiros -, Viviane Talamini, para estabelecer diretrizes e ações prioritárias, visando o fortalecimento da agricultura sergipana.

A reunião aconteceu na sede da Embrapa, em Aracaju, e teve como pauta principal a consolidação do acordo de cooperação técnica entre as duas instituições, que tem como objetivo a construção de um plano de ações conjuntas voltado para as cadeias produtivas, com demandas críticas e urgentes no setor rural de Sergipe.

A parceria estratégica concentrará esforços nas seguintes temáticas: citros, milho, feijão, mandioca, batata-doce, Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), aquicultura (peixes, camarões e ostras), reflorestamento e recuperação de áreas degradadas, forrageiras para alimentação animal, fortalecimento das organizações de produtores orgânicos/agroecológicos e o Plano Agricultura de Baixo Carbono.

O diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) da Emdagro, Jean Carlos Nascimento, enfatizou durante a reunião que a parceria representa um marco para o desenvolvimento sustentável da agricultura sergipana. “Estamos unindo esforços para enfrentar os desafios críticos em diversas áreas, promovendo inovações e fortalecendo as bases do setor rural”, pontuou.

As instituições envolvidas desempenharão papéis fundamentais, tanto no desenvolvimento de novas soluções tecnológicas, quanto na transferência de tecnologias já validadas. Cada temática abordada contará com um responsável técnico de ambas as instituições, e será elaborado um plano de trabalho específico para cada uma delas.

Ao término da reunião, ficou acordado que a equipe da Embrapa complementará o documento discutido, detalhando os pontos focais para cada tema. Esse documento será repassado à Emdagro para contribuições adicionais, consolidando assim uma parceria que promete impulsionar significativamente a agricultura sergipana.

Governo

Última atualização: 20 de dezembro de 2023 12:30.

Pular para o conteúdo