Emdagro participa da primeira reunião ordinária da Comissão de Produção Orgânica de Sergipe

Planejar as ações para o ano de 2023. Esse foi o objetivo da reunião da Comissão de Produção Orgânica de Estado de Sergipe (CPOrg-SE), ocorrida na última semana, na Superintendência Federal de Agricultura (Mapa/SE), e que contou com a participação da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), representada pela engenheira agrônoma Maria Cleusa Guimarães. Além do planejamento, também foram discutidas as atividades realizadas pela comissão ao longo de 2022.

A comissão analisou as visitas feitas nas Organizações de Controle Social (OCS), da Colônia 13, em Lagarto, Orgânicos do Sul Sergipano (Santa Luzia do Itanhy, Itabaianinha, Indiaroba, Cristinápolis e Umbaúba) e Orgânicos de Divina Pastora. Também foi fruto de avaliação o apoio e parceria para a realização do II Encontro de Agricultores Orgânicos, bem como a realização do evento on-line com os membros da CPOrg, sobre a experiência de controle social pela CPOrg-PB.

No planejamento para 2023, a comissão reviu a participação dos representantes das entidades e renovou a portaria que efetiva cada membro no CPOrg. Da mesma forma, documentou e oficializou a parceria e o comprometimento de algumas instituições com a assistência técnica às Organizações de Controle Social em Sergipe, além de realizar cinco visitas de controle social a OCSs e promover a capacitação dos participantes das CPOrg-SE em relação às atividades de controle social.

“Nós aproveitamos e organizamos as ações da Campanha Anual de Promoção do Produto Orgânico de Sergipe e o III Encontro de Agricultores Orgânicos do Estado, além de desenvolver ações de fortalecimento da comercialização de produtos agroecológicos cultivados por agricultores familiares”, disse Cleusa Guimarães. “Ressaltamos ainda a importância desse planejamento e de ações que contribuam para a efetivação de políticas públicas voltadas à Agroecologia e Produção Orgânica nos munícipios sergipanos”, frisou a técnica da Emdagro.

Também participaram da reunião, representantes da Superintendência Federal de Agricultura (Mapa/SE), Guilherme Reis Dias (Nusorg/SFA-SE), Clélio Silva (Agronatura), Patrícia Moura (Codevasf), Maria Geovana Manos (Embrapa), Edson Diogo Tavares (Resea), Jamille Almeida (Orgânicos na Mesa), Francisco Rodrigues (Fetase), Paula Yaguim (Aease) e Glaucia Gonçalves (UFS).

Governo

Última atualização: 14 de fevereiro de 2023 09:37.

Pular para o conteúdo