Fábio empossa novos gestores com o compromisso de fortalecer setor rural no estado

Marival Santana assume a Secretaria-executiva da Seagri, Gilson dos Anjos a diretoria da Emdagro e Paulo Sobral foi reconduzido na Coderse, antiga Cohidro

A proposta de revitalizar a Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) e de dinamizar o setor agropecuário começa a se desenhar no governo do Estado com a posse de novo presidente para a Emdagro, para a Companhia do Desenvolvimento Regional de Sergipe (Coderse) e da secretaria-executiva da Secretaria de Estado da Agricultura, do Desenvolvimento Agrário e da Pesca. A solenidade ocorreu nesta sexta-feira, 6, e foi comandada pelo governador Fábio Mitidieri.

O ex-prefeito de Simão Dias, Marival Santana, assume a Secretaria-executiva da Secretaria de Estado da Agricultura, do Desenvolvimento Agrário. A Emdagro será comandada por Gilson dos Anjos, ex-prefeito da Barra dos Coqueiros e ex-superintendente do Incra em Sergipe. Já a Coderse, antiga Cohidro, segue com o atual presidente, Paulo Sobral.

De acordo com o governador Fábio Mitidieri, a reorganização seguiu critérios técnicos, no intuito de potencializar as políticas públicas para desenvolvimento da área rural. O chefe do Executivo lembrou os compromissos firmados com o setor durante a campanha.

“Estamos dando nossa cara ao governo, com agilidade e renovação. Durante nossa campanha, o agronegócio foi uma das prioridades. Quero que os órgãos funcionem para ajudar as pessoas que mais precisam, homens e mulheres do campo”, pontuou.  

O secretário de Estado da Agricultura, Zeca da Silva, falou da importância do papel da Emdagro para agricultura e pecuária de Sergipe, assim como da Coderse.

“É um compromisso político do governador Fábio Mitidieri que avancemos nas políticas públicas rurais. Caminhamos muito em diversos segmentos da agricultura e da pecuária, mas temos que avançar, reciclar e se empenhar cada vez mais. Mesmo antes da posse, Fábio já vinha trabalhando em Brasília para conseguir mais recursos para a área”, comentou.

O novo secretário-executivo da Seagri, Marival Santana, disse que vem trazer a experiência que adquiriu junto ao agricultor, no período que foi prefeito do município de Simão Dias. “Sei das necessidades do homem do campo. É com a visão e experiência que vivi com o agricultor que vou contribuir com o desenvolvimento da agricultura de todo estado”, ressaltou.

A Emdagro tem o propósito de atuar nas áreas de assistência técnica, extensão rural, pesquisa, defesa agropecuária a e ações fundiárias, assegurando o desenvolvimento sustentável e o bem-estar social. Na opinião do novo diretor-presidente da Emdagro, Gilson dos Anjos, a experiência obtida em outras esferas possibilitará ainda mais avanços no órgão.

“Chego muito feliz e tranquilo da importância que o governador Fábio Mitidieri nutre por esse setor. Então usarei todo meu conhecimento técnico para, juntos aos colaboradores, desenvolvermos um trabalho brilhante na área, potencializando os projetos já existentes e trazendo outros. Vamos, sobretudo, fortalecer a assistência técnica e extensão rural para a agricultura familiar”. 

O presidente da Coderse, Paulo Sobral, pretende potencializar e dar visibilidade aos trabalhos desenvolvidos na Companhia. “É uma mudança não só de nome, mas de ação. A companhia está sendo incorporada. Então ela vai ter uma atuação maior, vamos abrir um leque de opções para poder atender às demandas de todos os municípios, não só no que diz respeito ao abastecimento d’água, perímetro irrigado”.

Durante a solenidade, o ex-gestor da Emdagro, Jefferson Feitosa, foi lembrado pelo trabalhado desempenhado à frente do órgão. “Tive o prazer de gerir essa empresa durante 16 anos ininterruptos, com bastantes avanços, inclusive já no final conseguimos deixar um concurso público que está em tramitação. A Emdagro está em uma crescente na área de assistência técnica e extensão rural e na área de defesa animal e vegetal, assim como na área de regulação fundiária, nos programas estaduais e federal de fomento e de multiplicação de ações, é uma empresa que trabalha com todos os agricultores do estado. Eu tenho certeza que essa nova diretoria vai implementar novas condições e veio para somar junto ao produtor rural”, acredita.

Políticas públicas

Evandro Dantas de Almeida, servidor que trabalha há 36 anos na Emdagro, acredita que os novos gestores vêm para dinamizar as políticas públicas em benefício da agricultura. “Acredito que essas mudanças vêm para melhorar, para dar um novo estímulo aos trabalhadores, além de possibilitar a continuidade aos projetos existentes e criar outros. Todo o desenvolvimento que o estado de Sergipe alcançou contou com a ação da Emdagro, seja por meio de projetos ou assistências ao pequeno, médio e grande produtor. Então a empresa tem que ser gerida por pessoas que compreendam a importância que ela desempenha para a sociedade”, declarou.

O prefeito de Tomar do Geru, Pedro Balbino, espera conseguir uma maior integração dos municípios com o governo. “A nossa esperança é muito grande e carregada de certeza que o governo vai acertar pela qualidade dos técnicos indicados para compor o primeiro e segundo escalão”, reforçou.

Governo

Última atualização: 9 de janeiro de 2023 10:11.

Pular para o conteúdo