Fida diz que Projeto Dom Távora realizou avanços significativos

A missão reafirmou a meta acordada com o Governo de Sergipe de co-financiar a realização de 315 Planos de Negócios para as comunidades rurais até 2019.

O Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) encerrou a missão de acompanhamento do Projeto Dom Távora com muito otimismo em relação ao cumprimento do objetivo de realizar ações de desenvolvimento voltadas para as comunidades mais pobres. Eles estiveram em Sergipe entre os dias 24 de agosto e 02 de setembro e reafirmaram no documento final de supervisão o compromisso de manter a meta acordada com o Governo de Sergipe de co-finanaciar a realização de 315 Planos de Negócios para as comunidades rurais de 15 municípios sergipanos até 2019. A Secretaria de Agricultura e Pesca é responsável pela execução do Projeto com apoio técnico da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário (Emdagro).

“Achei que essa missão foi extremamente importante para que os especialistas do FIDA se apropriassem do planejamento, e conhecessem as comunidades já atendidas e as que ainda serão atendidas. As visitas de campo aos assentamentos foram muito ricas. Tivemos impressões muito favoráveis do campo. Nossa avaliação é de que com a contratação dos técnicos que está sendo feita e com o engajamento dos escritórios locais, acho que o projeto tem tudo para ser um sucesso, disse Leonardo Bichara Rocha, oficial de Programas do FIDA e coordenador da missão.

No documento final de avaliação o FIDA pontua que “durante os últimos 40 dias foram apresentados alguns avanços significativos principalmente no tocante à mobilização da equipe para a rápida identificação e confecção dos primeiros projetos produtivos, totalizando 34 Planos de Negócios Pilotos, comparados a apenas 14 até o início de julho deste ano. Foi apresentado um fluxograma de gestão dentro da Unidade de Estadual de Gestão do Projeto – ULGP na área de aquisição. Serviços de assistência técnica existente foram rapidamente trazidos para dentro do Projeto, principalmente os realizados por técnicos do Centro de Formação em Agropecuária Dom José Brandão (CFAC) nos assentamentos. O novo acordo com a Emdagro para prover técnicos ao Projeto e serviços de assessoria técnica foi firmado e obteve aprovação de Procuradoria Geral do Estado (PGE), com a validade de três anos. Os escritórios locais  (nos municípios de Aquidabã, Carira, Neópolis e Poço Verde)  vão receber equipamentos e veículos (estão sendo ativados). E, novas contratações de técnicos e especialistas em assistência técnica e Negócios Rurais (20 pessoas) estão em vias de conclusão por meio de contratação com o PNUD, o que resultará em um reforço imprescindível para a equipe de campo dos quatro escritórios locais”.

Leonardo Bichara disse ainda que “o FIDA reconhece o enorme desafio que a coordenação do Projeto Dom Távora tem para cumprir as metas para os próximos três anos, entretanto coloca a sua equipe à inteira disposição para que as metas de levar desenvolvimento às áreas rurais mais pobres do Estado de Sergipe sejam atingidas”. O coordenador da missão finaliza dizendo que o sentimento é de gratidão. “Agradecemos todo apoio prestado pelo Governo, em especial o Secretário da Seagri, Esmeraldo Leal, e pela equipe do Dom Távora, coordenada pelo técnico Delmo Naziazeno por contribuírem para o sucesso da missão”.

O secretário de estado da Agricultura, Esmeraldo Leal, destaca a confiança o reconhecimento da missão. “O FIDA encerra mais uma visita com uma avaliação extremamente positiva e confiante de que o Estado de Sergipe reúne condições de cumprir a meta de realizar 315 projetos que beneficiem as comunidades rurais. Isso é uma demonstração de confiança por parte da equipe do FIDA, em reconhecimento ao papel que agente vem realizando no cumprimento das metas em relação à última missão, pois conseguimos fazer mais do tinha sido previsto”.

“Não é só uma análise do FIDA, o sentimento da equipe da secretaria e do próprio Governo do Estado é de que as ações já começaram a chegar nas comunidades. Já sentimos a felicidade e o entusiasmo das pessoas que são sendo beneficiadas pelo Dom Távora, isso motiva outras comunidades a participar”, acrescenta Esmeraldo.

Nova Coordenação

Durante a missão o técnico da Emdagro, Delmo Naziazeno, foi oficialmente confirmado como novo coordenador do Programa Dom Távora. Delmo avalia que a missão do FIDA foi muito mais que uma supervisão. “Na verdade a contribuição dessa missão foi extremamente importante para avançarmos em importantes aspectos: o primeiro foi a capacitação para os Assessores Técnicos que ajudou a criar um modelo bem definido de Plano de Negócios, para isso foi realizada uma oficina de dois dias pelos consultores do FIDA com a participaram 43 técnicos da Emdagro e de outras entidades de assistência técnica não governamentais. Isso deu um salto de qualidade muito grande. A segunda questão foi que o FIDA ajudou a encontrarmos um caminho, a partir da análise que a PGE encaminhou, como orientação jurídica para formalização dos Planos de Negócios. Outra questão foi a indicação da possibilidade de contratação de empresas que possam elaborar Planos de Negócios para as comunidades, além dos grandes parceiros como Emdagro, Incra, Embrapa  do CFAC e empresas de ATER. Abrindo condições de contratação de assistência técnica e extensão rural no estado, para ajudar na elaboração e execução dos Planos de Negócios.

O Programa está aberto

O secretário da Agricultura, Esmeraldo Leal, chamou a atenção das comunidades dizendo que o Programa Dom Távora está aberto para o apoio financeiro de projetos Comunitários. “Aproveito esse momento de avaliação para provocar as comunidades a enviarem projetos. O Programa está aberto. É importante que todas as comunidades rurais de Sergipe tenham interesse em apresentar proposta de acesso aos recursos e nos procure, par que tenhamos a felicidade de avançarmos no andamento dos projetos, cada vez mais beneficiando novas famílias que ainda não foram atingidas pelo Programa. Procurem a coordenação do Dom Távora, procurem a Seagri para analisar os projetos que certamente têm nas comunidades do estado de Sergipe”.

Governo

Última atualização: 2 de setembro de 2016 15:02.

Pular para o conteúdo