Publicado: 6 de junho de 2018, 14:26

Gestoras da Agricultura e de Planejamento de Poço Verde reuniram-se com a secretária de estado Rose Rodrigues


Secretárias da Agricultura e do Planejamento de Poço Verde, Adriana Souza e Rita de Lula reuniram-se na Seagri para discutir com a secretária da agricultura do estado Rose Rodrigues, quanto às ações do Estado para o município de Poço Verde.

As secretárias da agricultura e do planejamento de Poço Verde, Adriana Souza e Rita de Lula estiveram ontem, dia 5 – dia mundial do meio ambiente, na Seagri para discutir com a secretária de estado da Agricultura Rose Rodrigues quanto às ações do Estado para o município de Poço Verde. 

Na ocasião, além de discutirem quanto à distribuição de sementes de milho e o fundo de aval de alguns agricultores, vieram solicitar apoio à secretaria para a construção de uma unidade de conservação da Fauna Caatinga na região que abrange os povoados de Cova da Índia, Malhada Grande e Lages, localizados no município de Poço verde, a ação envolverá os municípios de Simão Dias, Tobias Barreto e Poço Verde. 

Conforme documento enviado pelas representantes de Poço verde, na região existem conservadas em habitat natural diversas espécies em risco de extinção como: Veado da Caatinga, Gato Maracajá, Tatu Bola, Gato do Mato, Gambá, entre outros. A expansão agrícola nessa região tem sido motivo de grande preocupação, pois esse está sendo o principal ator do desmatamento, levando ao risco de extinção de varias espécies na região. 

“Estivemos aqui hoje para conversar com a Secretária Rose, onde solicitamos através das secretarias da Agricultura e de Planejamento do município, junto à Secretaria de Estado da Agricultura, que fosse reconhecida a área de preservação e proteção ambiental no município de Poço Verde.  Hoje, como dia do meio ambiente, reforçamos a importância da preservação e convidamos a secretaria a estar junto com a gente nessa luta de reconhecimento da unidade de conservação ambiental”, disse Rita de Lula, secretária de Planejamento de Poço Verde.

Também na ocasião, a Secretária Rose articulou uma audiência com o Presidente da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) Olivier Chagas, se colocando à disposição para prestar total apoio e iniciar as tentativas de construção da unidade. O presidente se comprometeu de juntamente com o corpo técnico da Seagri encontrar viabilidades de tornar concreto o espaço de preservação, unidade tão esperada pelo município e que proverá grandes ganhos a toda região. 

“A reunião foi de grande importância para a secretaria de Poço Verde, principalmente na questão do projeto Dom Távora. Cinco associações já abriram conta, a secretária Rose se comprometeu em assinar e liberar esses projetos. Ação de grande importância para os agricultores e sócios”, relata Adriana Souza, secretaria da Agricultura de Poço Verde. 

Como encaminhamento concreto ficou agendada uma visita no dia 18/06 às 8h, ao espaço em que se pretende criar a unidade de conservação, onde contará com a participação do presidente da Adema junto a seu corpo técnico e a secretária Rose Rodrigues. 


Atualizado: 6 de junho de 2018, 14:26
Skip to content