Governador entrega novos escritórios da Emdagro e fortalece setor agropecuário em Canindé e Porto da Folha

A região também foi contemplada com a entrega de títulos de terra, projetos produtivos, entrega do Garantia Safra e de equipamentos de irrigação

O Governo de Sergipe tem realizado uma série de iniciativas que contribuem para o fortalecimento do setor agropecuário nos municípios de Canindé de São Francisco e Porto da Folha, ambos no alto sertão do estado. Nesta segunda-feira, 4, o governador Fábio Mitidieri inaugurou o prédio da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) em Canindé.

“Depois de 15 anos, hoje estamos entregando a nova sede da Emdagro aqui em Canindé, para acolher bem o agricultor, com respeito e dignidade às pessoas que fazem da terra o sustento, seu ganha-pão. É o agricultor familiar que sustenta a nossa economia”, ressaltou.

O novo espaço tem 175 metros quadrados de área construída, com duas salas climatizadas, sendo que uma delas pode ser usada para reunião, além de dois sanitários e uma recepção. A obra recebeu investimentos da ordem de R$ 172.230,31. Só neste ano de 2023, até novembro, foram atendidos 1.215 agricultores de Canindé da São Francisco.

Durante seu discurso, o governador Fábio Mitidieri abordou sobre o ‘Projeto Sertão Vivo’, programa do Governo Federal lançado em outubro que pretende apoiar projetos de todos os estados da região Nordeste. O programa deve beneficiar a população rural, incluindo agricultores familiares, assentados da reforma agrária e comunidades tradicionais (povos indígenas, fundo de pasto, quilombolas). “Toda vez que venho para o sertão, sempre é a mesma cobrança: água. Nós sabemos o tamanho do desafio, mas vamos superá-lo”, destacou.

Além disso, a região foi contemplada com a entrega de títulos de terra; projetos produtivos; entrega do Garantia Safra e de equipamentos de irrigação. Quem comemorou o recebimento dos títulos de terra foi Maria Conceição da Silva, moradora da colônia Alto da Bela Vista. “Hoje, para mim, é o dia mais importante da minha vida, porque foi quando recebi o título de meu lote. Aqui é o lugar para lutar, trabalhar e construir, junto com meu esposo. E quando eu morrer, vai ficar para os meus 13 filhos”, celebrou. 

O Governo de Sergipe fez a entrega de 122 títulos de terra (Programa de Regularização Fundiária) nas colônias implantadas pelo Estado. Somente neste ano, já foram entregues mais de mil títulos. Este documento entregue garante a cidadania e segurança jurídica para os agricultores proprietários de terra e compete à Emdagro fazer a supervisão ocupacional e atualização cadastral dos agricultores familiares para a entrega futura de títulos.

Porto da Folha

Também na região do alto sertão sergipano, o município de Porto da Folha recebeu reforma do escritório da Emdagro. Sobre a entrega da obra, o secretário de Estado da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca, Zeca da Silva, elogiou a estrutura do espaço e o que ele deve oferecer para funcionários e agricultores.

Outra ação realizada pelo governo no município foi a assinatura da Ordem de Serviço para instalação de dessalinizador do programa Água Doce. “Resolver a questão da água é prioridade no nosso governo, porque água é vida e traz dignidade para quem mais precisa. É um compromisso do governo combater a falta de água e resolver de uma vez esse problema, que é histórico, que se arrasta há décadas e que a gente quer dar uma solução definitiva”, reforçou o governador Fábio Mitidieri.

De acordo com o diretor da Companhia de Desenvolvimento Regional de Sergipe (Coderse), Paulo Sobral, a instalação de dessalinizador na cidade é importante, pois levará água de qualidade para a população. “Vamos trabalhar, junto à Secretaria de Estado de Agricultura, mecanismos de aproveitamento de rejeito da água”, disse, completando que a Coderse vem fazendo um trabalho fundamental em todos os municípios do estado.

Água Doce

A assinatura da Ordem de Serviço prevê a para construção de Unidade Abastecimento de Água com Dessalinizador para a localidade Bela Aurora, em Porto da Folha/SE. O sistema de abastecimento vai beneficiar 40 famílias, com investimentos de R$288.172,63 do Programa Água Doce.

O Programa Água Doce é realizado em parceria com o Governo Federal, e Sergipe conta com 29 unidades instaladas em comunidades rurais dos municípios de Carira, Canindé de São Francisco, Monte Alegre de Sergipe, Nossa Senhora da Glória, Poço Verde, Poço Redondo, Porto da Folha, Simão Dias e Tobias Barreto. Só em Porto da Folha, há três sistemas, sendo que um se encontra em manutenção.

Fotos: Vieira Neto

Governo

Última atualização: 6 de dezembro de 2023 11:06.

Pular para o conteúdo