Publicado: 4 de fevereiro de 2020, 14:16

Governo de Sergipe entrega Centro Social de Reforma Agrária em Estância

Com 160m², obra foi executada pela Seagri e Cehop, com recursos de emenda parlamentar do deputado João Daniel

Agricultores e agricultoras da região Sul de Sergipe agora possuem o Centro Social de Reforma Agrária José Alberto dos Santos. Inaugurado no final da última semana pelo governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca (Seagri), o Centro fica localizado no Assentamento Caio Prado, a 8 km da sede do município de Estância. A solenidade que demarcou sua abertura oficial foi marcada pela simplicidade e emoção, com homenagem ao ex-dirigente do MST [Movimento Sem Terra], José Alberto, conhecido como “Careca” – falecido há cinco meses. Também homenageado, o agricultor José Antero de Almeida emprestou o seu nome ao auditório do complexo.

O Centro de Reforma Agrária tem 160m² de área construída, dispondo de auditório, recepção, sala administrativa e sanitários. A obra foi viabilizada pela Seagri, com execução direta da Companhia Estadual de Habitação e Obras Públicas de Sergipe (CEHOP), a partir de um investimento de R$ 216.089,77 advindos de emenda parlamentar destinada pelo deputado Federal João Daniel. “Esse centro social estará à disposição dos trabalhadores e trabalhadoras sergipanos para o cooperativismo, formação, educação e cultura. Enfim, para atividades voltadas para o desenvolvimento social e econômico da região”, afirmou o dirigente nacional do MST, José Roberto, que prestigiou o lançamento.

O secretário de Estado da Agricultura, André Bomfim, destacou que este é o primeiro centro entre os que serão inaugurados em 2020 no Estado. “Estamos entregando esse prédio e, dentro de 60 dias, entregaremos mobiliários e equipamentos que darão a estrutura de funcionamento, como cadeiras, freezer, ar-condicionado, armário de aço, bebedouro, birô, projetor multimídia com tela e computador, etc. Por coincidência, hoje também está acontecendo a licitação para a construção de mais dois Centros de Reforma Agrária, também frutos de emenda parlamentar do deputado João Daniel. Um será em Canindé de São Francisco e outro em Poço Redondo. Ainda em fevereiro, acontecerá também a licitação para as obras do Quissamã. São varias ações que marcam a gestão do governador Belivaldo Chagas pela valorização e desenvolvimento do setor agropecuário”, afirmou André.

Homenagem
Presente na inauguração, o deputado federal João Daniel destacou a homenagem realizada com a abertura do espaço. “Nós estamos aqui homenageando um grande companheiro do MST que nos deixou faz pouco tempo: José Alberto, o ‘Careca’. Esta é a casa da Reforma Agrária para apoiar os movimentos de toda região, em especial, o Assentamento Caio Prado e o MST. É emenda parlamentar nossa, em parceria com a Seagri, para melhorar a organização em reuniões, atividades educativas e culturais”, disse o deputado federal.

Em poucas palavras, a viúva do homenageado, Ana Silvia, lembrou a principal bandeira levantada pelo seu marido. “Ele era amante da luta, viveu em favor da reforma agrária”. Também o dirigente regional do MST, Gil Cláudio, ressaltou a importância da trajetória do homenageado. “Marcar esse centro social como o nome de José Alberto, nosso ‘Careca’, é um reconhecimento à sua história pela reforma agrária, pelo MST e pela organicidade dos trabalhadores na região Sul do Estado. Uma história realmente construída com muita dedicação, que merece nossa homenagem”, concluiu o dirigente.

Atualizado: 4 de fevereiro de 2020, 14:16