Governo de Sergipe inicia entrega de borbulhas para impulsionar citricultura local

Ação faz parte do programa de Citricultura Sustentável executado pela Seagri, por meio da Emdagro

Na última quarta-feira, 3, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca (Seagri), e sua vinculada Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), deu início, em Boquim, à distribuição do primeiro lote de borbulhas de laranja para os pequenos viveiristas da região citrícola do estado. A ação é parte integrante do Programa Citricultura Sustentável, e distribuirá, nesse primeiro momento, 10 mil borbulhas de laranja, das 400 mil que serão distribuídas durante a execução do programa.

O fornecimento destas borbulhas visa incentivar a manutenção e expansão da produção de mudas cítricas na região, sendo possível graças à recente reforma e instalação de novas plantas nas borbulheiras existentes. Os primeiros frutos já estão sendo colhidos, indicando o sucesso do projeto. Pelo programa, o governo vai subsidiar, por um valor diferenciado, as borbulhas produzidas pela Emdagro, em Boquim.

O pequeno viveirista Jilvan Barbosa dos Santos, do município de Lagarto, expressou confiança no material fornecido pelas borbulheiras da Emdagro, destacando a qualidade e segurança que proporcionam à produção de mudas. “Essas borbulhas serão fundamentais para a produção programada para 2024”, disse o citricultor. Ao todo, cerca de 400 mil borbulhas serão distribuídas para 25 pequenos viveiristas, impulsionando o setor citrícola local e promovendo o desenvolvimento econômico da região.

O chefe do escritório regional da Emdago em Boquim, o engenheiro agrônomo Luiz Fernandes, ressaltou a importância da iniciativa para o fortalecimento da citricultura em Sergipe. “Estamos comprometidos em apoiar os pequenos viveiristas, garantindo não apenas a quantidade, mas principalmente a qualidade das borbulhas fornecidas. Este é um passo significativo para o crescimento sustentável da citricultura em nosso estado”, frisou.

Segundo o diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural da Emdagro, Jean Carlos Nascimento, o Governo do Estado cumpre mais uma promessa assumida com os citricultores. “Esse é um compromisso assumido pelo nosso Governo com os produtores de laranja, que é o de fazer a citricultura de Sergipe se desenvolver. Então, dentro do programa Citricultura Sustentável, que abrange a capacitação permanente de técnicos e citricultores, compra de sementes para a produção de porta-enxertos para pequenos produtores, temos também a continuidade do programa de borbulhas de citros”, enfatizou.

Agricultura

Governo

Última atualização: 12 de janeiro de 2024 10:17.

Pular para o conteúdo