Governo de Sergipe receberá novo equipamento e insumos para rizicultores sergipanos

Através de articulação do governador, produtores do Baixo São Francisco terão nova colheitadeira

Os rizicultores do Baixo São Francisco sergipano terão à disposição uma nova colheitadeira, destinada ao melhoramento da produção de arroz. A aquisição do equipamento tem o intermédio do governador Fábio Mitidieri e é fruto de um investimento de R$ 2,5 milhões, que também deve subsidiar a compra de insumos. O governador também autorizou à Secretaria de Estado da Agricultura, do Desenvolvimento Agrário e da Pesca (Seagri) a compra de sementes selecionadas, a serem entregues aos produtores.

O anúncio ocorreu em visita do governador Fábio Mitidieri a lideranças federais em Brasília nesta quarta-feira, 25. Na oportunidade, o chefe do executivo estadual reuniu-se com o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Luiz Paulo Teixeira, e com o ministro da Agricultura e Pecuária (Mapa), Carlos Fávaro. O ministro da Pesca e Aquicultura (MPA), André de Paula, também recebeu o governador em audiência.

“Tivemos boas notícias durante todo o dia, e essa é mais uma para os nossos rizicultores. A Secretaria da Agricultura já está autorizada à aquisição das sementes. Este é o compromisso que nós temos com aqueles que fazem o Baixo São Francisco acontecer. Compromisso firmado ainda como deputado federal, e agora garantido”, resumiu o governador durante a agenda.

Ações

A apresentação das ações voltadas ao segmento agro em curso pelo Governo de Sergipe foi um dos propósitos da programação em Brasília. Entre as iniciativas debatidas esteve o Programa Nacional de Crédito Fundiário, implementado pelo Estado através da Empresa de Desenvolvimento Sustentável do Estado de Sergipe (Pronese). Com a parceria do Governo Federal, o programa possibilitou o acesso à terra para mais de 2 mil famílias em Sergipe.

O trabalho desenvolvido pela Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) foi mais um entre os temas tratados. Com 36 escritórios espalhados na capital e no interior, a Emdagro presta assistência técnica rural e fomenta a produção agrícola. Visando reforçar esse atendimento ao produtor, o Governo publicou, no último dia 16, o edital de concurso para provimento de 55 vagas na Emdagro, em níveis técnico e superior.

Foram mencionadas, ainda, as atuações dos programas de Distribuição de Sementes; de Melhoramento Genético do Rebanho Leiteiro (IATF); de apoio à regularização das queijarias, dentre outros. O seguro Garantia Safra, a operação do Programa Alimenta Brasil (PAB) e o Programa de Regularização Fundiária também foram lembrados durante as reuniões.

Diálogo

O secretário da Agricultura, do Desenvolvimento Agrário e da Pesca, Zeca da Silva, que acompanhou o governador Fábio Mitidieri na agenda, ressaltou a relevância do diálogo estabelecido junto ao Governo Federal. “A agricultura familiar foi um destaque, pois a maioria de nossas políticas se dirige aos pequenos produtores, dentro e fora dos perímetros irrigados. Inclusive, houve um compromisso dos ministros no sentido de fortalecer políticas como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) voltado à agricultura familiar, tanto nas escolas como em presídios”, salientou.

Ainda de acordo com o secretário, a regularização fundiária, discutida juntamente ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), também esteve na ordem do dia. “Temos um passivo de colônias agrícolas sem regularização das titulações. Então, foi conversado o estabelecimento de um acordo de cooperação técnica, a fim de que possamos disponibilizar uma equipe para dar celeridade a esse processo”, descreveu Zeca da Silva.

Agenda

O objetivo da agenda em Brasília é o diálogo a respeito de projetos em andamento pelo Estado de Sergipe, em parceria com órgãos federais, além da captação de investimentos e parcerias. Além do governador Fábio Mitidieri e do secretário Zeca da Silva, participaram da reunião por parte do executivo estadual os secretários da Casa Civil, Jorginho Araújo; da Comunicação Social, Cleon Nascimento; do Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura, Luiz Roberto; da Justiça e Defesa do Consumidor, Viviane Pessoa; da Saúde, Walter Pinheiro; e da Representação de Sergipe em Brasília, Sérgio Reis.

Governo

Última atualização: 26 de janeiro de 2023 09:05.

Pular para o conteúdo