Governo de Sergipe recupera a barragem Chapéu de Couro, em Poço Redondo

Investimento vai possibilitar o fornecimento de água no período de seca para criadores e produtores da região

O governador do Estado, Fábio Mitidieri, inaugurou neste sábado, 1º de abril, a obra de recuperação da Barragem PR-13, também conhecida como Chapéu de Couro, situada no Povoado Barra da Onça, no município de Poço Redondo, alto sertão sergipano.

A obra foi executada pela Secretaria de Estado da Agricultura, do Desenvolvimento Agrário e da Pesca (Seagri), por meio da Companhia de Desenvolvimento Regional de Sergipe (Coderse). O valor total para o investimento foi de R$ 794.483,15, recurso obtido por meio do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Funcep), graças ao Termo de Cooperação firmado entre a Seagri e a Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania (Seasc).

Para a recuperação da PR-13, foram realizadas várias modificações que favorecerão a vida da população de Poço Redondo, entre elas o processo de desassoreamento, com a retirada de sedimentos depositados em seu leito em anos de uso, limpeza de árvores, arbustos, tocos, raízes, além de obras de engenharia civil de reforço estrutural em toda extensão do paramento da barragem, danificado pela ação do tempo que impedia a contenção da água da chuva para reserva.

“Queremos que o problema da água seja, de uma vez por todas, resolvido. A realização de obras como essa é fundamental porque, com ela, garantimos água para nossa população, ajudando muitas famílias a manterem sua renda e isso é muito importante. Essa obra está sendo entregue hoje, mas foi iniciada no governo de Belivaldo Chagas, meu grande amigo e gestor, que faço questão de enfatizar”, disse o governador Fábio Mitidieri.

A barragem também foi ampliada para receber o novo volume de acúmulo de água de 90.000 m³,  beneficiando diretamente cerca de 1.500 famílias poço redondenses, e comunidades vizinhas. “A água é um dos maiores bens que temos. Hoje, eu já comecei o dia discutindo investimentos por meio da captação de água para que a gente finalmente resolva esse problema. É prioridade do nosso governo resolver definitivamente o problema da água no sertão sergipano e não se resolve o problema da água se não for com muito investimento. E nós faremos grandes investimentos aqui”, assegurou o governador.

O secretário de Estado da Agricultura, Zeca da Silva, destacou a determinação do Governo do Estado em entregar a obra com agilidade e presteza. “Foi uma ação que envolveu muito zelo e trabalho. Estaremos sempre à disposição para escutar as demandas dos sergipanos e sergipanas, que conhecem os anseios do dia a dia, e neste caso, no sertão, conhecem a situação do abastecimento de água que é uma preocupação constante do governador Fábio”.

O presidente da Companhia de Desenvolvimento Regional de Sergipe, Paulo Sobral, ressaltou o comprometimento e a celeridade do governo para executar a obra em tempo hábil. “Essa barragem não vai atender só Barra da Onça, mas também toda a região, que pode vir buscar água com seu carro-pipa, seu carro de boi. Esta é uma ação de muita importância. O governador Fábio vem dando continuidade à recuperação de barragens. Esse trabalho ameniza muito a situação das pessoas, dando a elas uma condição de vida melhor, pois elas terão água mais próximo de suas propriedades, de sua comunidade. Isso diminui os custos, diminui a distância e, consequentemente, facilita a vida do produtor. E foi justamente isso que o governador determinou para nós de sua equipe e é o que estamos fazendo com essa barragem e outras recuperações em outros municípios”.

Melhorias para região

Esta é a primeira vez que a Barragem Chapéu de Couro recebe uma intervenção desde a sua fundação, em 1980. Após a obra, a barragem fortalecerá a criação do rebanho no município, principal atividade econômica da região, que atualmente possui 2.283 criadores e 42,3 mil cabeças de gado.

“Barragens como essa mantêm as reservas de água para a nossa economia e o pequeno agricultor”, disse o ex-prefeito Júnior Chagas, representando a prefeita de Poço Redondo, Aline Vasconcelos.

Esperança

Nascido em Poço Redondo, o cantor e compositor, Antônio Neto, 65, falou sobre o que representa a entrega dessa obra para a população do município. “A importância é muita, porque nós estamos numa região muito seca, o povo sofre muito com a falta d’água, principalmente nos anos que não chove na região. O povo compra água para utilizar e compra água para o gado. E com essa barragem o pessoal vai conseguir pegar usando o carro de boi, de carros-pipas e o benefício é muito grande para toda região do município de Poço Redondo”, agradeceu.

Também participaram da solenidade o secretário de Estado da Casa Civil (SECC), Jorge Araujo Filho; os deputados estaduais, Luciano Bispo e Carminha Paiva; o deputado federal Gustinho Ribeiro, e o ex-deputado federal André Moura.

12ª edição Amigos do Leite

À tarde, o governador também participou da 12ª edição da Festa Amigos do Leite, realizada no Parque de Exposições do povoado Santa Rosa do Ermírio, em Poço Redondo.

Destinada a fomentar os negócios rurais da região, a festa conta com o patrocínio do Governo do Estado, por intermédio do Banese, e apoio da Seagri, junto com as vinculadas Emdagro e Coderse. Na edição deste ano, participaram 60 expositores de animais de Sergipe e outros 15 vindos dos estados da Bahia, Pernambuco, Alagoas, Rio Grande do Norte e Ceará.

Fábio visitou os estandes, conversou com produtores locais e prestigiou o Leilão Genética Amigos do Leite. Na ocasião, ele reforçou, mais uma vez, o compromisso da gestão com os agricultores e produtores do alto sertão.

“Eventos como esse engrandecem, ainda mais, os produtores da região e estimulam o crescimento da agropecuária, que é importantíssimo para a nossa economia. Em nossa gestão, me comprometi em criar a Adutora do Leite e nós já conseguimos o recurso, graças à emenda do senador Alessandro Vieira. Vamos dobrar a nossa economia e gerar ainda mais empregos, por meio da produção de leite, que é o ouro branco do nosso sertão”.

Governo

Última atualização: 3 de abril de 2023 12:08.

Pular para o conteúdo