Governo do Estado autoriza licitação de equipamento para trabalhadores da mineração no ‘Sergipe é aqui’ em Tomar do Geru

Ampliação das atividades da nova Coderse inclui a aquisição de máquinas, equipamentos e implementos agrícolas

Em solenidade realizada durante a 28ª edição do ‘Sergipe é aqui’, no município de Tomar do Geru, o governador Fábio Mitidieri assinou ordem de licitação para aquisição de compressor de ar sobre rodas. A ação visa beneficiar os geruenses da Associação dos Pequenos Produtores e Trabalhadores das Pedreiras (Aspeed), em incentivo à geração de renda por meio da exploração mineral no município. O equipamento será entregue pela Companhia de Desenvolvimento Regional de Sergipe (Coderse) com recursos de emenda parlamentar no valor de R$ 250 mil.

A máquina adquirida serve para equipar um martelo pneumático, usado na perfuração das rochas graníticas para fabricar paralelepípedos e outros subprodutos. A aquisição vai ocorrer via processo licitatório de Registro de Ata de Preços e será custeada por emenda parlamentar da gestão do deputado estadual, Jorginho Araújo.

“É uma satisfação muito grande que, enquanto eu fui parlamentar, pude indicar uma emenda para o Governo do Estado, através da Coderse, para que ela pudesse adquirir um compressor para a associação”, declarou o secretário de Estado-Chefe da Casa Civil, Jorginho Araujo. Ele informa que com o equipamento, o trabalho que demora 5 horas, passa a ser feito em 20 minutos. “Obviamente, está mais do que justificado a importância desse compressor para associação e a população que faz uso, para sua subsistência, para a geração de renda, aqui no município, através da associação”, completou.

O diretor-presidente da Coderse, Paulo Sobral reforçou que este é mais um passo dado pelo Governo do Estado na ampliação do elenco de ações da companhia. “Justifica a estratégia do governador Fábio Mitidieri em transformar a Cohidro, da irrigação e poços, na Coderse. Hoje com as políticas públicas de fornecimento equipamentos; de obras de saneamento rural e de distribuição de água bruta de grande porte (Adutora do Leite); e administradora da maior Ceasa de Sergipe”.

A Aspeed teve sua função reconhecida como de Utilidade Pública pela Lei Estadual nº 6.499, de 26 de novembro de 2008. Deste modo, contribuir com a geração de renda e sustento das famílias de associados que trabalham de forma autônoma, por produção, em pedreiras particulares de Tomar do Geru.

“Esse compressor facilita o processo de perfuração, pelo tempo reduzido. Tinha a ocorrência de muitos acidentes, porque era um trabalho manual. E com o compressor fica um trabalho mais humanizado. Como é mais rápido, a gente acaba praticamente zerando o número de acidentes. Hoje a gente trabalha com perfurações de até 2,4m mas ele pode fazer até 3m. Fazemos a produção do paralelepípedo, material para alicerce e as sobras servem para britagem”, explicou o presidente da associação de trabalhadores, Tenisson Santos Nascimento.

Equipamento

O objeto a ser licitado para doação, é um compressor de ar sobre rodas com suspensão compatível com acoplamento a caminhões. Pressão de 7 BAR, vazão de 293 PCMs e motor com potência máxima de 81,5 kW movido a diesel. O equipamento serve para acionar o martelo pneumático usado para perfurar rochas graníticas e moderniza a atividade de extração mineral nas jazidas geruenses.

Sergipe é aqui

Na companhia da Secretaria de Estado da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca (Seagri), na qual é vinculada ao Governo do Estado; a Coderse está sempre no Sergipe é aqui nos municípios. Em Tomar do Geru, trouxe a oferta das de serviços de perfuração, instalação e manutenção de poços. Também mostrando como trabalha como um dos executores do Programa Água Doce em Sergipe (PAD). No ‘Sergipe é aqui’, a companhia sempre traz a maquete de uma das 29 unidades de dessalinização de água do PAD instaladas no estado.

Governo

Última atualização: 3 de junho de 2024 09:52.

Pular para o conteúdo