Instituições discutem agenda de trabalho para cadeia produtiva da pesca

Em reunião com a Seagri, foi discutida a programação para o lançamento da XIX Semana do Pescado, bem como o lançamento da EXPOPESCA/SE 2022

A Secretaria de Estado da Agricultura, do Desenvolvimento Agrário e da Pesca (Seagri/SE) reuniu na última segunda-feira), representantes da Fecomércio, secretários municipais de agricultura e o representante dos produtores para discutir uma agenda conjunta de trabalho para o ano de 2022. Nesta assentada, foi discutida a programação para o lançamento da XIX Semana do Pescado, bem como o lançamento da EXPOPESCA/SE 2022, além das tratativas para a palestra do ex-ministro da Pesca e Aquicultura, Altemir Gregolim sobre o mercado do pescado.

Durante o encontro, o secretário da Agricultura, Zeca da Silva, falou da necessidade da criação de um núcleo permanente para discutir as políticas públicas para o setor da aquicultura: “Estamos criando condições para fomento do setor aquícola, sendo fundamental mantermos diálogo e parceria permanente com as associações que representam o setor, bem como com a Câmara de Pesca da Fecomércio e com os municípios, para construirmos políticas públicas que venham desenvolver a pesca e aquicultura em nosso Estado”.

No encontro, foi consenso entre os representantes das instituições a realização de um censo estadual para verificar quem são os produtores, quanto se produz, qual a espécie produzida, qual a área de produção e se há beneficiamento do produto. Também, segundo Arlindo Nery, chefe da Assessoria de Planejamento da Seagri, ficou acertado que o núcleo permanente seria composto por diversos atores da cadeia produtiva, e que seria buscado apoio da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e do Instituto Federal de Sergipe (IFS) para que o censo estadual seja executado de maneira uniforme e obedecendo aos critérios científicos.

Já o representante da Câmara de Pesca da Fecomércio, Humberto Eng, disse que a reunião avançou na organização de um evento pré-agendado ainda para este mês de abril. “Estamos programando para dia 26/04 às 9h, no Iate Clube de Aracaju, um super evento ligado à pesca e a aquicultura. Na pauta, consta uma palestra com o ex-ministro da Pesca e Aquicultura, Altemir Gregolim, sobre o mercado do pescado, segurança alimentar e oportunidades criadas pelo setor pesqueiro. Nesta oportunidade, haverá o lançamento da XIX Semana do Pescado no Brasil e o lançamento da I Expopesca/SE 2022. Será um bom momento para aprendermos sobre as oportunidades e ganhos com a pesca”.

Participaram ainda do encontro o coordenador do Instituto Fecomércio de Sergipe, Lucas Lima, o secretário da Agricultura e Pesca de Socorro, David Lopes, o secretário da Agricultura de São Cristóvão, Edmilson Santos Brito, o representante da Prefeitura de Brejo Grande, Ìcaro Dário Silva e o presidente da Associação Sergipana dos Criadores de Camarão, Luiz Marques.

Governo

Última atualização: 8 de abril de 2022 11:19.

Pular para o conteúdo