Laboratório de classificação vegetal da Emdagro recebe certificação do Ministério da Agricultura e Pecuária

Documento possibilita a classificação de arroz beneficiado, arroz casca, feijão e milho, sendo fundamental em programas de compra de grãos para alimentação animal ou humana

O Laboratório de Classificação Vegetal da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) conquistou a certificação do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), fortalecendo sua missão de agregar valor aos produtos vegetais dos produtores rurais sergipanos. A certificação, registrada sob o número SE 000469-3 e válida até 28/02/2029, possibilita a classificação de arroz beneficiado, arroz casca, feijão e milho, sendo fundamental em programas de compra de grãos para alimentação animal ou humana, como os realizados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

De acordo com a Secretaria de Estado da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca (Seagri), a certificação é de extrema importância para Sergipe, pois a padronização e classificação pela Emdagro dos produtos vegetais garantem a qualidade para o consumidor, valorizam os itens, reduzem fraudes na comercialização, estabelecem preços justos, auxiliam o poder público em operações de compra e venda, além de fornecer suporte à inspeção vegetal, assistência técnica e pesquisa.

“Esse é mais um serviço de excelência oferecido pelo Governo do Estado ao produtor, reforçando e ampliando a credibilidade dos grãos produzidos em Sergipe. O produtor se dirige até a Emdagro trazendo a sua amostra de arroz, arroz de casca, feijão ou milho e com o selo ele consegue atestar a qualidade do seu produto para comercialização dentro e fora do país”, destacou o secretário de Agricultura, Zeca Ramos da Silva.

A classificação vegetal, respaldada pela Lei Federal nº 9.972 de 25/05/2000, e regulamentada pelo Decreto nº 6.268 de 22/11/2007, é obrigatória para produtos vegetais destinados à alimentação humana em operações de compra e venda do poder Executivo, portos, aeroportos e postos de fronteira na importação.

Segundo a diretora de Defesa Animal e Vegetal da Emdagro, Aparecida Andrade, essa certificação representa um marco para a agricultura sergipana. “Ela garantirá não apenas a qualidade dos produtos vegetais, mas também a segurança alimentar da população. Estamos comprometidos em continuar aprimorando nossos serviços para atender às necessidades dos produtores e consumidores do nosso estado”, pontuou.

De acordo com o presidente da Emdagro, Gilson dos Anjos, é importante destacar que o laboratório estava inativo há cinco anos e, agora, foi completamente recriado e equipado. “Seus profissionais foram capacitados com recursos próprios da empresa. Este é um testemunho do compromisso da Emdagro com a excelência e o desenvolvimento agrícola de Sergipe”, ressaltou.

Localizado no Centro Administrativo, no bairro Capucho, em Aracaju, o Laboratório da Emdagro, situado na Av. Dr. Carlos Rodrigues da Cruz, 401, recebe produtos para análise em suas instalações ou oferece a opção de coleta pelo classificador credenciado. Para mais informações, os contatos são o telefone (079) 3234 2627 ou os e-mails didav@emdagro.se.gov.br e codev@emdagro.se.gov.br

Governo

Última atualização: 11 de março de 2024 08:17.

Pular para o conteúdo