Mais laticínios credenciados com Sistema de Inspeção Estadual

Três novas empresas receberam autorização oficial de funcionamento e comercialização dos produtos

Sergipe tem ampliado o número de laticínios ou unidades de beneficiamento de leite e derivados com certificação de funcionamento. O certificado diz respeito ao Serviço de Inspeção Agroindustrial, Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal do Estado de Sergipe (SIE/SE). Desta vez, as três novas empresas que receberam autorização oficial de funcionamento e comercialização dos produtos são: Laticínios Ouro Bom (N. S. da Glória), Laticínio Quero Maia (N. S. da Glória), e Laticínio Aragão (Aquidabã). Os proprietários receberam o certificado do próprio governador Belivaldo Chagas, na última segunda-feira (6), em Nossa Senhora da Glória. Ao todo, são 10 pequenas ou médias unidades de beneficiamento do leite com certificação de funcionamento em Sergipe.

Conforme destacou o secretário de estado da Agricultura, Zeca Ramos da Silva, o certificado de inspeção garante que os empreendimentos possam comercializar os produtos de forma segura em todo o estado. “Os laticínios com inspeção sanitária estão autorizados a comercializar em todo o estado. Além disso, a população passa a consumir produtos com mais segurança em relação à qualidade sanitária. Agora, queremos avançar e orientar as agroindústrias a alcançar a certificação de inspeção nacional (Sistema Brasileiro de Inspeção – Sisbi), que dá condições do produtor levar seu produto para fora do estado”, pontuou o secretário. O secretário da Agricultura destacou ainda a criação de uma comissão interinstitucional criada pela Secretaria de Estado da Agricultura para agilizar e atuar no apoio técnico à formalização e regularização sanitária e ambiental das queijarias.

Para o dono do Laticínio Ouro Bom, localizado no povoado Angico, em Nossa Senhora da Glória, Alan Diego Barros Silveira, o certificado possibilitará a regularização da empresa e a saída do mercado informal, assim como a ampliação da produção. “Representa um sonho de família. Desde muito tempo estamos batalhando por esse selo, que vai garantir conseguirmos vender em todos os supermercados”, disse o produtor de queijo tipo mussarela e manteiga, que emprega cerca de 50 pessoas na fábrica, e beneficia cerca de 30 mil litros de leite por dia.

A proprietária do laticínio “Quero Mais” no povoado Tanque de Pedra, Regina Cardoso, demonstra a felicidade de conquistar a legalização depois de 10 anos de busca. “Estou muito feliz e muito emocionada porque desde 2012 estamos nesse processo de organização da queijaria e agora , graças a Deus conseguimos. Nós beneficiamos em média 32 mil litros de leite na produção de manteiga e queijos”, enfatizou.

A diretora de Defesa Animal e Vegetal da Emdagro, Aparecida Andrade, diz que a grande importância é a segurança alimentar da população. “Temos essa responsabilidade de certificar essas empresas. Os estabelecimentos solicitam o serviço de inspeção e a Emdagro acompanha e confirma se os alimentos estão aptos ou atendem às exigências sanitárias para serem consumidos pela população. Então, a gente faz um apelo para os consumidores que só comprem produtos como queijo, manteiga e outros derivados do leite somente com certificação, seja ela federal, estadual ou municipal”.

Passos da legalização

Em 02 de setembro de 2021, o governador Belivaldo Chagas sancionou a lei que instituiu o Serviço de Inspeção Agroindustrial, Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal do Estado de Sergipe (SIE/SE). O objetivo é garantir a preservação da saúde pública, assegurando a integridade dos produtos de origem animal, por meio do novo serviço, para adequar e atualizar a normatização, de modo a permitir a adesão do estado ao Sisbi. Já em março de 2022, durante evento com a ministra Tereza Cristina, foi entregue o certificado de Adesão do Estado de Sergipe ao Sistema Brasileiro de Inspeção (Sisbi). A adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção possibilita que produtos de origem local possam ser comercializados em âmbito nacional.

Governo

Última atualização: 9 de junho de 2022 09:06.

Pular para o conteúdo