Município de Cumbe recebe informações e serviços da Secretaria da Agricultura e vinculadas durante ‘Sergipe é aqui’

Programa do Governo do Estado chegou à sua 22ª edição nesta quinta-feira, 22

Localizada no agreste sergipano e distante 88 quilômetros da capital do estado, a cidade de Cumbe recebeu nesta quinta-feira, 22, a edição de número 22 do ‘Sergipe é aqui’. Tendo suas principais atividades básicas relacionadas à agricultura e à pecuária, com destaque para a produção de milho, feijão, mandioca e fava, o município contou com a presença da Secretaria de Estado da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca (Seagri) e de suas empresas vinculadas. Por meio de suas equipes técnicas, a Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), a Companhia de Desenvolvimento Regional de Sergipe (Coderse) e a Empresa de Desenvolvimento Sustentável do Estado de Sergipe (Pronese) realizaram atendimentos a agricultores familiares e populares que visitaram a tenda da Agricultura.  

Foi o caso do produtor rural Wendel Santos Lima, que procurou o estande para se orientar sobre o Cadastro de Agricultor Familiar (CAF). ”Gostei muito do atendimento recebido, consegui tirar minhas dúvidas com o técnico da Emdagro que me falou sobre os benefícios de ter o CAF e orientou sobre alguns documentos que vou precisar para consegui-lo. Ele me explicou que será preciso passar por uma avaliação, para ver se o documento será aprovado. Daí, vou procurar a secretaria municipal de agricultura quando estiver com os documentos em mãos, e ver se consigo esse benefício”, disse o rapaz, que mora no povoado Saco Grande. O produtor foi atendido por Adalmir Alves de Jesus, chefe do escritório regional da Emdagro, de Nossa Senhora das Dores, responsável por atender também os municípios de Cumbe, Siriri e Capela.   

Já a dona de casa Marivalda Santos de Azevedo esteve no local com sua netinha, em busca de uma muda de abacate para plantar no terreno de sua casa. “Já trabalhei muito em roça. Plantei muito capim, mas hoje estou em casa, cuidando de minha família e de meus netos, e me dedico às minhas plantas. Já tenho goiabeira e queria muito ter um abacateiro também”, afirmou a senhora de 60 anos, que aproveitou o dia de ações no município para castrar seu gato de estimação. “Gostei muito dessa iniciativa do governo, pois facilitou a vida da gente que mora no interior”, destacou.

Durante as 22 edições do projeto de governo itinerante, realizado pelo Governo do Estado em vários municípios sergipanos, já foram distribuídas pela Emdagro mais de 1.100 mudas de árvores frutíferas. São pés de abacate, caju, acerola, jambo, goiaba, pinha, amora, graviola, jaca e pitanga entregues mediante cadastro no local, e que tem atraído diversos visitantes para o estande da Agricultura. Também na ocasião foram entregues para análise, aos técnicos do Instituto de Tecnologia e de Pesquisas de Sergipe (ITPS), as amostras de solo coletadas em 30 propriedades de Cumbe e regiões adjacentes.

O produtor rural Genivaldo de Oliveira recebeu os técnicos da Emdagro em sua propriedade, na semana anterior e foi até o estande acompanhar de perto a entrega da amostra de solo para análise. “Eu achei muito bom esse serviço, porque na hora em que a gente vai plantar, se não souber qual adubo usar para cada tipo de plantio, ao invés de ter um resultado  bom, os legumes vão sair ruins. A gente não sabe qual é o adubo, qual é o que presta. Do jeito que os técnicos estão fazendo para nós, vão mostrar qual o procedimento correto”, observou. De acordo com ele, se não fosse dessa forma, não teria como ser feita essa análise, pela dificuldade de se deslocar até a capital e pelos custos com que teria que arcar. Em Além das 30 amostras de solo encaminhadas para análise, a Emdagro também vacinou em Cumbe 112 fêmeas contra a Brucelose, de 14 criadores locais, sem custo algum para os proprietários dos animais.

Coderse

Como nas edições anteriores, a Coderse também esteve em Cumbe, para onde levou uma demonstração do programa ‘Água Doce’ aos visitantes. Por meio de uma maquete, que reproduz um dos 29 sistemas de abastecimento de água dessalinizada no estado, técnicos da companhia explicaram todo o processo a quem passou pela tenda da Agricultura em busca de conhecimento e informações sobre o serviços realizados.

Governo

Última atualização: 26 de fevereiro de 2024 09:06.

Pular para o conteúdo