Parceria entre Seagri Sergipe e colaboradores do Fida promove a doação de máscaras de proteção respiratória

As comunidades que receberam os recursos para confecção das máscaras são simbólicas porque estão entre as 15 comunidades com baixo Índice de Desenvolvimentos Humano (IDH) que foram apoiadas pelo Projeto Dom Távora e já estão com a atividade produtiva em pleno funcionamento.

Uma parceria entre a Secretaria de Estado da Agricultura de Sergipe (Seagri-SE) e funcionários e consultores do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) resultou na doação de aproximadamente R$ 4 mil, destinados à confecção e distribuição de máscaras de proteção respiratória, no combate à COVID-19, pelas próprias comunidades do interior sergipano.

“A doação forma um círculo de benefícios, ou seja, ao mesmo tempo em que os recursos vão para a confecção das máscaras por parte das costureiras que mais necessitam de ajuda financeira no interior, os produtos de proteção respiratória serão doados para outras comunidades em situação de vulnerabilidade também no interior do Estado”, explica o secretário da Agricultura de Sergipe, André Luiz Bomfim Ferreira.

Os grupos de costureiras apoiados para confecção das máscaras são: Associação de Desenvolvimento Comunitário dos Moradores do Povoado Rua do Fogo, localizada no povoado Caraíbas de Baixo – Rua do Fogo, município de Simão Dias; e Associação Quilombola Dona Paqueza Piloto, quilombo Caraíbas, município de Canhoba.

O secretário explica que tanto para o FIDA quanto para a Seagri, as comunidades que receberam os recursos para confecção das máscaras são simbólicas porque estão entre as 15 comunidades com baixo Índice de Desenvolvimentos Humano (IDH) que foram apoiadas pelo Projeto Dom Távora e já estão com a atividade produtiva em pleno funcionamento – corte e costura e o artesanato. “Além disso, as costureiras da Rua do Fogo foram as primeiras a tomar a inciativa de produzir máscaras de proteção contra a Covid-19. Já as costureiras das Caraíbas são as únicas de Território Quilombola produzindo máscaras, entre as atendidas apoiadas pelo Projeto Dom Távora”, destaca André Bomfim.

O oficial do FIDA para a Divisão da América Latina e Caribe, Leonardo Bichara, ressalta o efeito multiplicador desta iniciativa. “Neste momento de pandemia, as máscaras compradas com os recursos e distribuídas em outras comunidades beneficiárias podem gerar um efeito bastante positivo. Serão disponibilizadas para outros grupos de mulheres artesãs e quilombolas, despertando o interesse em participar da ação e levando a um potencial efeito multiplicador na área de atuação do projeto. Estamos confiantes que isso aumentará a força do associativismo nas comunidades rurais do Estado”. Ele informou que esta é a segunda doação voluntária dos colaboradores do FIDA. A primeira foi para a Associação de Artesãos de Ipiranga (ASSARIPI), assistida pelo Projeto Viva o Semiárido, no Piauí, resultando na confecção das máscaras que foram doadas à APAE do município piauiense.

Governo

Última atualização: 3 de junho de 2020 12:48.

Pular para o conteúdo