Parceria: gestão de biofábrica em Sergipe é discutida entre Seagri, Emdagro e SergipeTec

Redução do custo da produção agrícola e redução do uso de agrotóxico. Essas duas vertentes justificam todo esforço que estamos fazendo para colocar a biofábrica para funciona.

A secretária da Agricultura Rose Rodrigues e diretores da Emdagro, Jefferson Feitosa (presidente) e Gismário Nobre (diretor técnico) participaram na manhã desta terça-feira, 29, de reunião com o presidente do Sergipe Parque Tecnológico (SergipeTec), Manoel Hora, e equipe técnica das duas instituições. Eles trataram do funcionamento da Biofábrica – Unidade de Produção de Inimigos Naturais (UPIN) que passará a ser coordenada pela Emdagro a partir de um acordo de cooperação entre as instituições.

O diretor técnico da Emdagro, Gismário Nobre disse que a Biofábrica vai trabalhar com foco na prevenção e controle de pragas e doenças, a exemplo da praga da mosca negra que atinge os pomares sergipanos. “Aqui nós temos as condições de trabalhar com o que há de mais moderno em termos de produção de inimigos naturais contra pragas e doenças”.

As vantagens foram reforçadas pelo pesquisador da Emdagro e coordenador da UPIN, Marcelo Mendonça. Ele acrescentou que a estrutura física Biofábrica, quando estiver em pleno funcionamento, terá capacidade de produção de organismos para controle biológico em grande escala. “Inclusive a produção poderá ser utilizada não só por Sergipe, mas para outros Estados como a Bahia”, enfatizou o pesquisador.

Para a secretária Rose Rodrigues essa iniciativa é muito importante porque vai fomentar e fortalecer a agricultura familiar no estado e todos que estão envolvidos com a questão da produção sustentável. “É algo que vai contribuir com a defesa agroecológica, uma ação que pode inibir o uso de agrotóxico. Então vejo com muita alegria o fato de termos um empreendimento dessa monta pronto, faltando pouco para entrar em funcionamento. Estamos justamente discutindo uma saída para colocarmos em atividade o quanto antes, considerando o impacto que gerará na agricultura do estado de Sergipe de um modo geral”.

“Para nós do Parque Tecnológico Rosalvo Alexandre é uma satisfação muito grande contar com a visita da secretária da Agricultura, o presidente da Emdagro e sua equipe técnica, porque a área biotecnológica é um dos nossos pilares”, destacou o presidente do SergipeTec, Manoel Hora.

“Trabalhamos forte com biotecnologia e tecnologia de informação. Essas duas áreas compõem fortemente a estrutura do Parque. Nós precisamos dessa parceria com a Seagri e Emdagro para que as coisas possam acontecer. A estrutura está pronta, os equipamentos comprados, precisamos agora colocar para funcionar. Essa é, agora, nossa missão para o bem de Sergipe, possibilitando o fornecimento de produtos acessíveis aos agricultores em duas frentes: redução do custo da produção agrícola e redução do uso de agrotóxico. Essas duas vertentes justificam todo esforço que estamos fazendo para colocar a biofábrica para funciona”, argumentou Manoel.

Governo

Última atualização: 30 de maio de 2018 15:04.

Pular para o conteúdo