Pecuarista sergipanos exibem o bom momento na produção de leite

A festa “Amigos do Leite” é uma tradição no povoado Santa Rosa do Ermírio, em Poço Redondo

Produtores do alto sertão sergipano realizam a 11ª edição da festa “Amigos do Leite” entre os dias 01 a 03 de setembro, no povoado Santa Rosa do Ermírio, em Poço Redondo. O evento tem como principal objetivo reunir os produtores de leite da localidade, e está consolidado como o maior da região. Segundo os organizadores, só neste povoado é registrada uma produção de mais de 200 mil litros de leite ao dia. A programação contou com apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, do Desenvolvimento Agrário e da Pesca, da Emdagro, e tornou-se espaço de oportunidade de venda para empresas do agronegócio.

De acordo com o organizador, Odair José, a festa atrai expositores de todo o Nordeste e funciona como um cartão-postal do que é produzido na região. “Realizamos a festa com a participação de 60 amigos, produtores de leite, sendo pequenos, médios e grandes e contamos atualmente com 180 animais puros, da raça Girolando, devidamente registrados. Também esse ano estamos com 300 agricultores familiares participando do evento”, disse Odair, que é produtor rural, ao destacar na programação do evento a realização de uma palestra sobre nutrição animal, tendo como mediador um zootecnista da Universidade Federal de Sergipe.

A produção de leite no Estado cresceu 28,99% no primeiro trimestre de 2022, se comparado ao mesmo período do ano passado, de acordo com um estudo recente realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que aponta que Sergipe produz, em média, 1 milhão de litros de leite por dia. Tais dados, colocam Sergipe em destaque, já que a produção caiu na maioria dos estados brasileiros e na média nacional. Um dos motivos para o aumento da produtividade se deve ao investimento em tecnologias, como também às melhorias no manejo sanitário e na capacitação dos produtores.

Governo

Última atualização: 8 de setembro de 2022 09:42.

Pular para o conteúdo