Programa Água Doce leva oficinas de sustentabilidade ambiental para Glória, Carira e Simão Dias

Coderse capacita operadores, faz manutenção, recupera sistemas de abastecimento e atua nas oficinas

Na próxima segunda-feira, 24, as oficinas de sustentabilidade ambiental, destinadas aos usuários do Programa Água Doce (PAD) em Sergipe, terão continuidade. Até o dia 28, mais dez comunidades rurais dos municípios de Carira, Nossa Senhora da Glória e Simão Dias receberão, do Governo do Estado, orientações em boas práticas no manuseio da água potabilizada, nas unidades de dessalinização do PAD e em suas casas. O objetivo é evitar contaminação da água, com dano à saúde dos usuários, e a conservação dos equipamentos. 

Em junho, a Secretaria de Estado da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca (Seagri) e suas vinculadas, Companhia de Desenvolvimento Regional de Sergipe (Coderse) e Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), realizaram as oficinas nas comunidades, com sistemas do PAD, em Canindé de São Francisco, Monte Alegre de Sergipe, Poço Redondo e Porto da Folha. O órgão, que coordena o PAD no estado, está levando a ação para toda população atendida pelas 29 unidades de produção de água dessalinizada em Sergipe. 

Cleverton Rodrigues é usuário e operador do sistema do PAD no povoado Craibeiro, em Porto da Folha. Para ele, depois da oficina, as pessoas da comunidade passaram a entender mais sobre o funcionamento do sistema de dessalinização e mobilizaram o grupo para manter o abastecimento e a qualidade de água até o momento do consumo. “Foi explicada a quantidade certa de cloro e o tempo certo de lavar as caixas, principalmente a caixa da água doce. Alguns nem sabiam como se fazia a limpeza e até mesmo como é o funcionamento do próprio sistema”, avaliou. 

Coordenador estadual do PAD, Vandesson Carvalho explica que as atividades da próxima semana concluem etapas já foram iniciadas em cada comunidade. “Fizemos o cadastramento das famílias, porta a porta, para sabermos o impacto que teve o sistema de dessalinização em cada comunidade, com o levantamento socioambiental por comunidade; findando com as oficinas de sustentabilidade ambiental. Elas são esclarecedoras, para que as famílias saibam coletar, transportar e armazenar a água de forma correta, de modo a não contaminar a água e, consequentemente, prejudicar a saúde das pessoas que a consomem”, adiantou.

As oficinas começam em Nossa Senhora da Glória, no dia 24, no Assentamento Fortaleza, às 10h30, na escola da comunidade; e no povoado Aningas, às 16h, na Escola Nair Pereira Costa. Dia 25, em Carira, tem uma oficina para os usuários dos sistemas dos povoados Bezerra e Três Tanques, às 16h, na escola do Povoado Bomfim. Já no dia 26 será nos povoados Periquito, em Glória, às 10h30, na associação da comunidade; e Lagoa dos Porcos, em Carira, às 16h, na escola da comunidade. Dia 27 no povoado Macacos, em Carira, às 10h30, no Bar de Júnior; e Assentamento 8 de Outubro, Simão Dias, às 16h, na antiga escola da comunidade. As oficinas serão concluídas no dia 28, em Simão Dias, no Assentamento Carlos Lamarca, às 10h30, na sede da associação; e no povoado Jaqueira, às 16h, na casa da mãe de Célio.

Diretor de Infraestrutura Hídrica da Coderse, Ernan Sena aponta que a empresa pública também realiza intervenções de manutenção ou recuperação das 29 unidades do PAD. “Nossa expertise é de 40 anos em instalação de poços. Estão a serviço desses sistemas de abastecimento funcionários e equipamentos. Mas são sistemas mais complexos por possuírem dessalinizadores. Por conta disso, estamos capacitando operadores e dando essas oficinas, para que a comunidade nos ajude a manter cada uma dessas unidades do Água Doce em operação”, considera.

“A oficina foi muito boa, muito proveitosa mesmo. Só trouxe ainda mais benefícios para o sistema, como também na orientação da comunidade. Ficou claro para a população que somos operadores, mas eles também podem nos ajudar na limpeza do espaço e das coisas. Foi muito bom também na reorganização da contribuição mensal, que é aquele dinheirinho reservado para, quando aparecer algum problema no sistema, a gente ter o nosso próprio recurso e poder agilizar”, completou Cleverton Rodrigues.

“Será um bate-papo onde nós poderemos averiguar o quantitativo e o uso da água, bem como todos os pontos sensíveis do sistema de tratamento. Nessas atividades usaremos recursos visuais e práticas com linguagem popular e esclarecedora, utilizando o recurso de projetor e cartazes. Aumentando o alcance e a compreensão de todos os ouvintes da comunidade. Temos essa preocupação, de que o recado seja bem claro para essas comunidades, para o homem e a mulher do campo”, finalizou Vandesson Carvalho.

Serviço:
O quê: Oficinas de sustentabilidade ambiental para usuários das unidades de dessalinização do Programa Água Doce em Carira, Nossa Senhora da Glória e Simão Dias;
Onde: comunidades rurais de Carira, Nossa Senhora da Glória e Simão Dias;
Objetivo: Orientação em boas práticas de manuseio da água potável na captação, transporte, armazenamento e consumo. Assim como na conservação dos equipamentos das unidades do Programa Água Doce; 
Quando: de 24 a 28 de julho de 2023

Calendário
Dia 24 (segunda-feira)

– Nossa Senhora da Glória – Assentamento Fortaleza – escola da comunidade -10h30;
– Nossa Senhora da Glória – Povoado Aningas – Escola Nair Pereira Costa – 16h. 

Dia 25 (terça-feira)
– Carira – escola do povoado Bomfim – 16h (oficina para os usuários dos sistemas de dessalinização dos povoados Bezerra e Três Tanques)

Dia 26 (quarta-feira) 
– Nossa Senhora da Glória – Povoado Periquito – associação da comunidade – 10h30h 
– Carira – Povoado Lagoa dos Porcos – escola da comunidade – 16h

Dia 27 (quinta-feira)
– Carira – Povoado Macacos – Bar de Júnior – 10h30
– Simão Dias – Assentamento 8 de Outubro – antiga escola da comunidade – 16h

Dia 28 (sexta-feira)
– Simão Dias – Assentamento Carlos Lamarca – sede da associação – 10h30
– Simão Dias – Povoado Jaqueira – casa da mãe de Célio – 16h

Agricultura

Governo

Última atualização: 21 de julho de 2023 11:00.

Pular para o conteúdo