Seagri leva informações e atendimento sobre Crédito Fundiário e Pesca à população de Estância

Evento possibilitou integração com a prefeitura para realização do Censo da pesca e aquicultura

Em mais uma edição do ‘Sergipe é aqui’, realizada nesta sexta-feira, 12, a Secretaria de Estado da Agricultura, do Desenvolvimento Agrário e da Pesca (Seagri), esteve presente oferecendo atendimento presencial à população do município de Estância. Na ocasião, a equipe da pasta esteve empenhada em prestar informações ao público, bem como em atender os beneficiados do programa de Crédito Fundiário e conhecer as demandas locais referentes ao setor pesqueiro e aquícola. Essa é a quarta edição do projeto de governo itinerante, realizado pelo Governo do Estado, que desde o início do ano já aconteceu também nos municípios de Boquim, Propriá e Porto da Folha.

Possibilitando o acesso à terra e aos investimentos básicos e produtivos para agricultores familiares, o Programa Nacional de Crédito Fundiário é executado em Sergipe pela Empresa de Desenvolvimento Sustentável do Estado (Pronese), que é vinculada à Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), e em parceria com o Governo Federal. Somente no município de Estância foram investidos, até o momento, R$ 2,3 milhões para a aquisição de mais de três mil hectares de terras produtivas, beneficiando 111 famílias locais. Durante todo o dia, participantes do programa procuraram a sala da Seagri para resolver assuntos relacionados ao benefício. “Atendemos demandas como pedidos de baixa de hipoteca, substituição de beneficiários, prestação de Contas e ações de assessoria jurídica”, destacou Silveira Neto, coordenador do Crédito Fundiário na Seagri.

O agricultor José Gildásio dos Santos, 53 anos, aproveitou a oportunidade e esteve na Escola Maria Isabel Nabuco, onde foram realizados os atendimentos, para esclarecer pendências relacionadas ao seu benefício. “Há muitos anos venho lutando para passar a propriedade para meu nome e sem muitas orientações a respeito. Como sou de poucos estudos e não tive quem me ajudasse, tive conhecimento dessa ação do governo aqui em minha cidade e vim buscar as informações que preciso”, destacou o produtor rural que desde 2006 planta mandioca, maracujá e cria umas cabeças de gado na Fazenda Santo Antônio, no povoado Colônia Vertente, município de Estância.

Pesca e aquicultura

Tendo a pesca como um dos setores prioritários da Seagri, uma das ações realizadas durante o dia de atendimentos em Estância foi uma reunião entre a superintendente Ana Patrícia Guimarães, o secretário de Desenvolvimento Econômico do município, Tiago Menezes, e a coordenadora do setor de pesca, Maria José Rodrigues. “Tivemos uma reunião muito proveitosa, onde houve um alinhamento de estratégias para melhor atuarmos no setor da pesca, em Estância, e tratamos sobre o censo da aquicultura, que será realizado no município”, destacou Ana Patrícia.

De acordo com ela, o censo já foi realizado em Nossa Senhora do Socorro e, no próximo dia 6 de junho, haverá a solenidade de lançamento do projeto no município de São Cristóvão. “No que depender de nós, estaremos presentes nessa e em todas as ações que forem realizadas em prol do setor de pesca e aquicultura. Vamos trabalhar juntos para realizar o censo da pesca em Estância, e com isso colaborar com a implantação de políticas públicas que atendam o setor”, disse o secretário Tiago Menezes.

Governo

Última atualização: 15 de maio de 2023 11:39.

Pular para o conteúdo