Publicado: 9 de novembro de 2018, 14:42

Secretaria da Agricultura de Sergipe participa do encontro regional de Sindicatos Rurais

Sindicatos de agricultores de Alagoas, Bahia e Sergipe realizam encontro regional sobre “Parcerias e Cooperações para o Fortalecimento da Agricultura Familiar”. O evento inicou esta segunda-feira, 5, e vai até sexta-feira, 9, conta com a participação de mais de 50 sindicatos e está sendo realizado no Classic Hotel em Aracaju.

A secretária de Política Agrária da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultora Familiares do Estado de Sergipe (Festase), Sonia Cristina dos Santos, disse que o objetivo do encontro é discutir principalmente a superação dos desafios da organização da produção e mercado, por meio do fortalecimento das parcerias com instituições que trabalham para o fortalecimento da agricultura familiar com ênfase no cooperativismo e associativismo.

“No final do encontro estaremos com uma agenda de trabalho para discutir com os parceiros cada estado de acordo com cada realidade local e regional”, destacou Sônia.

A representante da FETASE disse ainda que a Secretaria de Estado da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca (Seagri) é uma das principais parceiras. A secretaria participou da mesa de abertura representada pelo assessor de Planejamento da secretaria, André Luiz Bonfim Ferreira.

Durante saudação de abertura, o representante da Seagri, André Bonfim, disse que a parceria já existe com a implementação do Programa de Crédito Fundiário e Projeto Dom Távora. “O Governo do Estado, através da Secretaria da Agricultura, reafirma o compromisso de continuarmos trabalhando juntos em favor da agricultura familiar. Seja na continuidade da luta pelo acesso à terra com o Crédito Fundiário, seja Pelo Dom Távora e outras ações que possamos discutir”.

“Temos pautas em comum bastante significativas como a agroecologia e as ações para incentivar a permanência dos jovens no campo como política de Estado. Gostaria de parabenizar este evento por buscar incentivar parcerias internacionais e nacionais voltadas para a comercialização, assistência técnica e agroindustrialização”, acrescentou André Bonfim.

Atualizado: 9 de novembro de 2018, 14:42