Publicado: 30 de maio de 2018, 14:31

Secretária da Agricultura de Sergipe participa do IV Encontro Nacional de Agroecologia

A secretária de estado da Agricultura, Rose Rodrigues, participou nesta quarta-feira, 30, do IV Encontro Nacional de Agroecologia (ENA). O evento aconteceu no Parque Municipal, centro de Belo Horizonte/MG, de 31 de maio a 03 de junho de 2018. Este ano traz como lema “Agroecologia e Democracia Unindo campo e Cidade” e deverá evidenciar a evolução das experiências agroecológicas dos últimos 30 anos em diversos territórios do país, destacando a contribuição das políticas públicas advindas da democratização do Estado brasileiro neste período.

Rose Rodrigues que recém assumiu a pasta da Secretaria de Estado da Agricultura Desenvolvimento Agrário e da Pesca (Seagri) tem evidenciado a promoção da agricultura sem perder de vista o compromisso com o meio ambiente e com a qualidade dos alimentos.

“Esse trabalho, que orienta como se relacionar com a terra e o com tipo de tecnologia que permite uma produção comprometida com a saúde dos alimentos e das pessoas, sempre fez parte de minha história. Na Seagri não vai ser diferente. Nossa participação nesse Encontro Nacional de Agroecologia tem esse sentido de continuar aprimorando e perseguindo esse objetivo a partir das experiências aqui apresentadas”, explica a secretária.

Desafio

O IV ENA tem como desafio principal promover espaços de diálogo entre o campo e a cidade. Segundo os organizadores, é fundamental desenvolver estratégias de comunicação com setores cada vez mais amplos da sociedade que estejam no meio urbano.  Mostrar “por que interessa à sociedade apoiar a agroecologia”, e portanto é preciso produzir evidências dos múltiplos impactos positivos da agroecologia e comunicá-los para a sociedade.

Ainda segundo os organizadores, o evento tem como papel: permitir a troca de experiências em curso em todo o país, de forma que os aprendizados técnicos e metodológicos possam ser compartilhados; discutir os efeitos das políticas públicas para a agricultura familiar e para os povos indígenas e comunidades tradicionais; e dar visibilidade pública à agenda política do movimento agroecológico junto aos governos e à sociedade.

Ainda em Belo Horizonte, a secretária Rose Rodrigues participa também, dia 31, do ato realizado pelo Governo do Estado de Minas Gerais de Assinatura e Apresentação do Acordo de Cooperação Técnica: Políticas Públicas para Povos e Comunidades Tradicionais entre os estados da Bahia, Ceará, Maranhão, Minas Gerais, Piauí e Sergipe.

Atualizado: 30 de maio de 2018, 14:31