Secretário destaca parcerias com órgãos federais

A agricultura familiar também foi prioridade na agenda em Brasília, visto que a maioria das políticas se dirige aos pequenos produtores, dentro e fora dos perímetros irrigados

O secretário de Estado da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca, Zeca Ramos da Silva fez balanço da agenda, em Brasília, nesta quarta-feira, quando acompanhou o governador Fábio Mitidieri em visitas aos principais Ministérios voltados para a agricultura, pecuária, pesca e acesso à terra. Os representantes do Governo de Sergipe estivemos com os ministros Luiz Paulo Teixeira (MDA), Carlos Fávaro (MAPA) e o ministro André de Paula, da Pesca e Aquicultura (MPA).

Segundo o secretário Zeca da Sila, entre as principais conquistas estão os recursos de R$ 2,5 milhões para a compra de uma colheitadeira, destinada ao melhoramento da produção de arroz, para a região do Baixo São Francisco e a aquisição de insumos. Na ocasião, o governador Fábio Mitidieri também autorizou à Seagri a compra de sementes selecionadas, a serem entregues aos produtores.

“Outra conquista importante foi a autorização para ampliação do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi) que dá condição para que a Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) possa atuar na área de leite e derivados. Essa certificação federal serve para comercializar nossos queijos e demais derivados do leite em todo o Brasil”, disse o secretário.


A agricultura familiar também foi destaque na agenda em Brasília, visto que a maioria das políticas se dirige aos pequenos produtores, dentro e fora dos perímetros públicos irrigados. O secretário observou um compromisso dos ministros no sentido de fortalecer políticas como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), voltado à agricultura familiar, para alimentação nas escolas e em presídios.


“Também discutimos sobre a regularização fundiária, juntamente ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Temos um passivo de colônias agrícolas sem regularização das titulações, então estabelecemos um acordo de cooperação técnica, a fim de que possamos disponibilizar uma equipe para dar celeridade a esse processo”, concluiu Zeca da Silva.

Governo

Última atualização: 26 de janeiro de 2023 12:02.

Pular para o conteúdo