Solenidade realizada em Sergipe marca o reconhecimento do Brasil pela OIE como país livre de aftosa com vacinação

O último registro da ocorrência de Febre Aftosa em Sergipe se deu em 1995 e, desde 2001 o estado detém o reconhecimento internacional pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) como área livre do foco da doença.

O estado de Sergipe comemora mais uma conquista do setor pecuário, o reconhecimento de todo o território brasileiro como “Zona Livre de Febre Aftosa”. A solenidade comemorativa foi realizada na manhã desta quinta-feira, 5, no auditório da Superintendência Federal da Agricultura (SFA/SE). O estado de Sergipe tem importante contribuição neste contexto, visto que o último registro da ocorrência de Febre Aftosa se deu em 1995 e, desde 2001 o estado detém o reconhecimento internacional pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) como área livre do foco da doença, com vacinação.

As unidades federativas brasileiras já foram informadas de que no próximo mês de maio, por ocasião da 86ª Sessão Geral da Assembleia Mundial da Organização Mundial de Saúde Animal, o Brasil receberá da OIE o Certificado Oficial de Zona Livre de Febre Aftosa, como vacinação para os estados do Pará, Amapá, Roraima e Amazonas, que ainda não eram reconhecidos. Dessa forma, finaliza-se nacionalmente o processo de erradicação da doença.

A secretária de estado da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca, Maria Rosilene Rodrigues, fez a saudação inicial dizendo que a conquista é resultado de um esforço coletivo e que o Estado vai continuar fazendo sua parte. “Essa é uma conquista que não se alcança de forma unilateral ou individualmente. É um resultado que depende da somação de esforços do pequeno ao grande produtor, dos movimentos sociais, federações de produtores ao setor privado e às várias instancias de governo. Precisamos continuar somando forças. Vamos dizer ao mundo, no próximo mês de maio na assembleia da Organização Mundial de Saúde Animal, que o Brasil quer manter a condição alcançada e avançar para um País livre de Febre Aftosa sem vacinação. O Estado de Sergipe está aqui para dizer que vai continuar fazendo sua parte.

Reconhecimento

“Atuando na vida pública observo uma descontinuidade muito grande dos programas, em função das mudanças de governo, mas, quero fazer justiça: essa questão da saúde animal no estado de Sergipe teve uma continuidade que merece ser destacada. Daí porque estamos parabenizando hoje a diretora de vigilância, Salete Dezen, e toda a equipe da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário do Estado de Sergipe (Emdagro)”, destacou o Superintendente Federal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, José Everaldo de Oliveira. Ele também chamou a atenção para a necessidade de a empresa de assistência técnica estadual ficar apta para receber mais recursos federais voltados para a vigilância sanitária.

A Superintendência Federal homenageou profissionais como médicos, fiscais, veterinários, produtores e dirigentes de instituições. O reconhecimento foi coroado com a entrega de certificado de reconhecimento pelos relevantes serviços ao longo dos últimos 16 anos, período em que fizeram com que o estado de Sergipe alcançasse a marca de 23 anos livres da aftosa.

Uma das homenageadas com o certificado de relevantes serviços prestados foi a atual diretora de Defesa Animal e Vegetal da Emdagro Salete Dezen Vieira. “Estendo esta homenagem a toda a equipe, ou seja, fiscais, veterinários, agentes, médicos, enfim o mérito é de todos. Essa conquista é coletiva. Todos os anos alcançamos uma avaliação extremamente satisfatória no que se refere ao cumprimento das metas de vacinação, com índices superiores a 90% em relação ao rebanho total do estado, com 23 anos sem foco da doença, então, é realmente motivo de comemoração e homenagem a todos inclusive os produtores.

Governo

Última atualização: 5 de abril de 2018 12:55.

Pular para o conteúdo