Emdagro reuniu agricultores no ‘Dia especial sobre prevenção da fusariose do abacaxizerio’
O município de Riachão do Dantas é pioneiro na produção de abacaxi, sendo considerado um dos maiores produtores da fruta no estado de Sergipe. Por isso, a Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), empresa vinculada à Secretaria de Estado da Agricultura, do Desenvolvimento Agrário e da Pesca (Seagri) junto com a Secretaria Municipal de Agricultura de Riachão do Dantas reuniram agricultores locais, na quinta-feira, 7, no evento “Dia especial sobre a prevenção da fusariose do abacaxizeiro”.
Durante a programação, o coordenador regional da Emdagro de Lagarto, Auro Andrade, e o chefe de escritório da Emdagro de Riachão, João Bosco de Andrade, falaram da necessidade de educar os produtores sobre técnicas de cultivo contra o fungo. “A forma de contaminação das mudas é através do fungo ‘fusarium’, que penetra na planta e permanece incubado nela, manifestando-se mais tarde na produção. Evitar que isso aconteça, reduz a possibilidade de prejuízos futuros”, explicou Auro.
Por outro lado, Bosco destacou a ausência de uma prática de prevenção como causa de grande prejuízo econômico para o produtor. “Alguns produtores perdem mais da metade da produção com a propagação de mudas contaminadas”, disse.
Existem formas de evitar perdas e danos, como destacou Auro, através de quatro etapas que o produtor pode seguir. “A primeira é pegar a muda para plantar; a segunda é colher as mudas e colocá-las de cabeça para baixo para facilitar o aparecimento ou não do fungo; a terceira consiste em eliminar as mudas que apresentam resina, ou seja, uma reação da planta ao ataque do fungo; e por fim, fazer o tratamento com fungicidas”.
Após sofrer uma perda de 90% da sua produção, o agrônomo e produtor José Rafael Silva passou a adotar algumas técnicas de prevenção. “Comecei a me informar sobre o assunto. Aprendi muito com os técnicos da Emdagro, e vi o prejuízo diminuir bastante.”, completa.
Segundo o diretor técnico da Emdagro, Antônio Reis, a importância da realização periódica deste evento é manter o produtor informado sobre as últimas inovações na área. “Trazemos orientação para o produtor que já tem consciência dos prejuízos causados pelo fungo e ensinamos aos que ainda não têm muito conhecimento sobre ele”, completa.
Ao reunir diversos produtores, o evento divulgou informações e levantamentos mais recentes sobre inovação e pesquisa, beneficiando os agricultores que puderam acompanhar demonstrações das técnicas na prática.
Até mesmo os mais experientes relataram aprender algo novo nesses encontros, como é o caso do produtor Mauro Lima dos Santos. “Eu já sigo técnicas contra o fungo e os meus prejuízos são mínimos. Mas hoje eu aprendi sobre a importância de selecionar as mudas, padronizando o seu plantio.”, revelou.
Participaram também do evento a prefeita de Riachão do Dantas, Simone Andrade, e o secretário municipal de agricultura de Riachão do Dantas.