Os equipamentos fazem parte dos investimentos do Governo do Estado para incrementar a produtividade e a economia de água e energia elétrica
A Companhia de Desenvolvimento Regional de Sergipe (Coderse), vinculada à Secretaria de Estado da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca (Seagri), participou da 32ª do ‘Sergipe é aqui’, que ocorreu nesta sexta-feira, 9, no município de Canindé de São Francisco, alto sertão sergipano. Na oportunidade, foram entregues kits de irrigação e ofertados serviços aos agricultores irrigantes do Perímetro Irrigado Califórnia.
Para o diretor-presidente da Coderse, Paulo Sobral, o ‘Sergipe é aqui’ em Canindé atendeu irrigantes do perímetro, população rural e mostrou o trabalho da pasta realizado em todo estado. “Canindé é onde a Coderse tem a maior atuação em Sergipe. Basta dizer que o perímetro Califórnia é a maior infraestrutura de irrigação pública que o Governo do Estado mantém, gerando a maior produção de alimentos entre os perímetros. É o município mais inserido na região do semiárido brasileiro e, por isso, tem muita carência por ações de exploração da água subterrânea, via poços, e superficial, com as águas que acumulam água da chuva. Além dos três sistemas de dessalinização do Programa Água Doce (PAD) que a Coderse faz a manutenção constante”, listou Paulo Sobral.
Kits de irrigação
No ‘Sergipe é aqui’, a Coderse fez a entrega de cinco kits de irrigação, compostos por dois rolos de mangueiras de irrigação, somando mil metros cada, microaspersores e acessórios. Esses equipamentos vêm se somar a um montante de 700 mil metros de mangueiras de irrigação que estão sendo distribuídas pela Coderse no Perímetro Irrigado Califórnia e no Assentamento Valmir Mota, também em Canindé. Insumos com capacidade para irrigar um total 90 hectares de lavouras.
O diretor-presidente da Coderse explicou que “esses equipamentos substituem o uso dos antigos aspersores de irrigação convencionais, que consumiam mais água e eram menos eficientes que as tecnologias que as novas mangueiras oferecem. A distribuição de kits de irrigação faz parte da gama de investimentos que o Governo do Estado realiza para incrementar a produtividade e a economia de água e energia elétrica, no perímetro irrigado estadual”, acrescentou Paulo Sobral.
A agricultora Selma Oliveira cultiva milho, feijão e quiabo no lote de sua família e vai ser beneficiada com o kit de irrigação para modernizar a produção irrigada. “Sim, vai ajudar bastante. Uso metade da aspersão comum da grande. Pretendo colocar todo lote em microaspersor. A vantagem é que o trabalho é bem menos, a produção aumenta e vai ser melhor. Tudo fica mais organizado. Muito legal o Sergipe é aqui, muito bom”, avaliou.
Serviços ao irrigante
Nas tendas da Agricultura, a Coderse atendeu às demandas dos agricultores irrigantes do perímetro Califórnia; fazendo a emissão de segunda via de boleto de tarifa d’água do perímetro, a consulta à sua situação de pagamentos e acordos para a quitação de débitos nas tarifas. Os produtores rurais também tiveram acesso no ‘Sergipe é aqui’ a emissão de declarações para o acesso a benefícios sociais e o atendimento para registro no Cadastro Ambiental Rural (CAR).
O agricultor irrigante José Matos, do Setor 04 do Califórnia, tem uma lavoura bastante diversificada, com plantação de milho verde para espiga e silagem, pimenta, quiabo, abóbora e tomate. No ‘Sergipe é aqui’, ele procurou os serviços do Setor Comercial da Coderse. “Quando chega no mercado tem a época de produzir bem, colher bem e vender bem, porque um precisa do outro. O sucesso é nesse ponto, vender e produzir bem. Eu vim hoje para fazer levantamento de débitos do meu lote para pagamento e uma possível negociação, acredito que não tenham muitos, mas acho que me perdi em uma ou duas faturas. Graças a Deus fui muito bem atendido por Paulo (Sobral) e Ricardo (Pereira)”, destacou.
Água Doce
No ‘Sergipe é aqui’ a Coderse leva a maquete de uma das 29 unidades de dessalinização de água do PAD instaladas no estado. Só em Canindé, o Governo do Estado mantém três desses sistemas de abastecimento: no Acampamento Caiçara, Assentamento 12 de Março e no povoado Mandacaru.









