O evento tratou de temas como segurança alimentar e nutricional, políticas públicas, educação no campo e programas de incentivo à produção agrícola
A Comunidade Descoberto, no município de Carira, recebeu, na quinta-feira, 27, a equipe da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) para a realização do Seminário de Políticas Sociais e Empoderamento Econômico das Famílias. O evento, que aconteceu em parceria com a Prefeitura de Carira, reuniu agricultores familiares e representantes de diversas instituições para debater temas fundamentais ao fortalecimento da agricultura familiar e da economia local.
Durante o seminário, os participantes tiveram acesso a uma série de palestras com enfoque em segurança alimentar e nutricional, políticas públicas, educação no campo e programas de incentivo à produção agrícola.
A nutricionista da Secretaria Municipal de Saúde de Carira, Missielle Nunes dos Santos, abordou a Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, destacando os benefícios que ela traz para a comunidade. “Além de garantir o acesso a uma alimentação saudável e de qualidade, essa política abre portas para diversos programas sociais que contribuem diretamente para a melhoria da qualidade de vida da população. É fundamental que as pessoas participem ativamente da formulação dessas políticas e programas, pois são elas as principais beneficiadas”, explicou.
Outro tema abordado foi o Programa Cultivando Hortas, apresentado por Abeaci dos Santos, da Emdagro, que ressaltou a importância da produção de alimentos saudáveis em escolas, associações e outras instituições para a segurança alimentar das famílias rurais. Já a professora Magaly Nunes de Góis, do Comitê Estadual de Educação no Campo, falou sobre os desafios e oportunidades na educação de crianças e jovens do campo.
O evento também contou com uma palestra sobre Políticas Públicas e Violência contra as Mulheres e uma explanação sobre o Cadastro da Agricultura Familiar (CAF), ministrada pelo coordenador de Desenvolvimento Rural da Emdagro, Ary Osvaldo Bonfim, que esclareceu as dúvidas dos agricultores sobre o acesso a programas e incentivos governamentais.
Conhecimento e fortalecimento do homem do campo
Ao recepcionar os participantes, o diretor de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa da Emdagro (Diraterp), Jean Carlos Nascimento, destacou a importância do seminário como ferramenta de capacitação dos agricultores. “A extensão rural tem um papel fundamental em levar conhecimento ao homem do campo, garantindo que ele tenha acesso a políticas públicas e possa se desenvolver economicamente. Nosso compromisso é seguir promovendo iniciativas como essa para fortalecer a agricultura familiar e a economia local”, afirmou.
O agricultor familiar Dernival Santos Souza, que acompanhou as palestras, ressaltou a relevância de eventos como esse para a sua comunidade. “Participar de um seminário assim nos ajuda a entender melhor nossos direitos e os programas que podem nos beneficiar. Muitas vezes, temos acesso às políticas públicas, mas não sabemos como utilizá-las. Hoje saio daqui mais esclarecido”, disse.
Já a agricultora Tatiane Almeida destacou que todas as palestras foram muito proveitosas, mas uma em especial chamou sua atenção. “Eu não sabia que ter o Bolsa Família não impede a pessoa de fazer o Cadastro da Agricultura Familiar (CAF), desde que a renda familiar esteja dentro dos critérios do programa (Bolsa Família). Foi um esclarecimento muito importante, porque muitas famílias deixam de se cadastrar por falta de informação”, comentou.
O seminário reforçou o compromisso das instituições envolvidas em promover o desenvolvimento sustentável das famílias rurais, garantindo acesso ao conhecimento e fortalecendo a agricultura familiar como base da economia local.
O evento contou com o apoio da equipe técnica do escritório local da Emdagro de Carira.









