Serviços da Agricultura no ‘Sergipe é aqui’ são aprovados pela população de Amparo 

Secretaria de Estado da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca, por meio das vinculadas Emdagro, Pronese e Coderse, esteve presente na ação itinerante com uma série de atendimentos e ações voltadas para o fortalecimento da agricultura familiar

Estande da Agricultura

O município de Amparo de São Francisco, distante a 110 quilômetros de Aracaju, recebeu nesta quarta-feira, 24, a 58ª edição do programa itinerante ‘Sergipe é aqui’. Conhecido por sua localização às margens do Rio São Francisco, o município possui uma economia baseada na agricultura, com destaque para a produção de milho, manga, mandioca, arroz e feijão, além da pesca e turismo. Durante o evento, o Governo do Estado transferiu simbolicamente a sua sede para o município e ofertou um leque de serviços para a população local. A ação foi realizada no entorno da Escola Municipal Ivany da Glória Freire.

A Secretaria de Estado da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca (Seagri), por meio das vinculadas Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), Empresa de Desenvolvimento Sustentável do Estado de Sergipe (Pronese) e Companhia de Desenvolvimento Regional de Sergipe (Coderse), esteve presente com uma série de atendimentos e ações voltadas para o fortalecimento da agricultura familiar. Assim como nas edições anteriores, a Emdagro distribuiu mudas de árvores frutíferas, entregou atestados de vacinação de animais, de certidões do Cadastro de Agricultor Familiar (CAF) e 29 amostras de solo para serem analisadas pelo Instituto de Tecnologia e Pesquisas de Sergipe (ITPS).

Já a Coderse recebeu demandas em perfuração e instalação de poços e mostrou as ações nos demais municípios, principalmente no semiárido. A mostra dos trabalhos se fez principalmente com a maquete de uma unidade de produção de água dessalinizada do Programa Água Doce (PAD). O modelo tem caráter informativo, presta contas à sociedade e educa quanto a tecnologia social necessária, para que a população rural conviva com a seca e ainda produza alimentos e renda no campo. Em todo o estado são, atualmente, 32 sistemas do PAD, entre eles três novos serão entregues ainda neste ano e irão beneficiar 2,6 mil famílias, atendidas por 17 mil litros de água potável por dia.

Agricultores assistidos

A professora Andréa dos Santos Silva, moradora do povoado Serraria aproveitou o dia de serviços em sua cidade e tirou a segunda via de seu registro de nascimento. E, ao passar pelo estande da Agricultura, recebeu das mãos do governador Fábio Mitidieri uma muda de Pitanga que vai levar para plantar no quintal de casa. “Gosto muito de cultivar fruteiras e já tenho pés de acerola, manga e goiaba. Agora também terei uma pitangueira, que é uma fruta que eu gosto muito”, comemorou ela que foi uma das 60 contempladas com a iniciativa.

Já sua vizinha Jamilene Lopes vai começar no ramo de gado leiteiro, com o intuito de ter uma nova fonte de renda e dar continuidade ao trabalho iniciado por seu pai. Para isso ela se cadastrou como produtora rural e recebeu seu CAF na tenda da Agricultura. “Sou publicitária e morava em Aracaju, agora estou voltando para minha cidade natal e quero investir em gado de leite, juntamente com meus irmãos”, disse ao destacar a importância do documento, que segundo ela vai lhe abrir muitas portas. “Vou precisar de um empréstimo para investir nesse novo negócio e sei que vou conseguir, graças ao CAF, que é a identidade do agricultor e do produtor rural”, enfatizou. 

Em Amparo de São Francisco, a Emdagro vacinou 79 animais contra a Brucelose e Clostridiose e fez a entrega dos certificados durante o Sergipe é aqui. Josino da Silva Júnior foi um dos produtores que recebeu sua certificação. Agricultor e produtor rural, o morador do povoado Serraria vacinou 10 animais. “Esse serviço que a Emdagro realiza é a melhor coisa que existe para a gente, que é pequeno produtor. O pessoal vem até nossa propriedade, acompanhado de um veterinário, realiza a vacinação e dá todas as orientações que a gente precisa. É uma ajuda muito boa, porque se fossemos vacinar por conta própria seria um custo muito alto”, afirmou. 

Edmilson dos Santos, produtor rural da comunidade Lagoa dos Campinhos, também recebeu com gratidão o certificado de vacinação de seus animais. “Com certeza é uma ótima ajuda que o Governo do Estado nos dá, com a assistência técnica da Emdagro, principalmente porque não tivemos nenhuma despesa, pois o serviço é feito de forma totalmente gratuita e isso é um grande auxílio para nós, pequenos produtores”, confirmou.

Governo

Última atualização: 25 de setembro de 2025 10:00.

Ir para o conteúdo