Criadores de animais foram os que mais procuraram os serviços da Agricultura em Canhoba

A pecuária bovina está entre as atividades econômicas mais importantes neste município que fica às margens do rio São Francisco; a Seagri e empresas vinculadas levaram serviços e informações aos produtores locais durante o ‘Sergipe é aqui’

O município de Canhoba, na região do baixo São Francisco, recebeu a 60ª edição do “Sergipe é aqui”, nesta sexta-feira, dia 24. Transformada na capital do Estado, por um dia, a cidade tem sua economia baseada na pecuária de bovinos, atualmente com um rebanho composto por mais de 10.800 cabeças de gado. Tendo como principais produtos agrícolas milho, mandioca e feijão, o município contou com serviços realizados pela Secretaria de Estado da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca (Seagri), por meio de suas vinculadas: Coderse, Emdagro e Pronese.

Durante o evento, a Seagri realizou atendimento geral ao público que visitou o estande da Agricultura. A Emdagro ofereceu diversos serviços aos pequenos produtores rurais da região. Foram distribuídas 60 mudas de árvores frutíferas, entregues o certificado de vacinação contra Brucelose a 10 criadores, com 100 animais vacinados e a outros 12 criadores que imunizaram 174 animais contra a Clostridiose. Os técnicos da empresa entregaram, também, 30 amostras de solo ao Instituto Tecnológico e de Pesquisas de Sergipe (ITPS) para análise. Somente neste mês de outubro 110 Cadastros da Agricultura Familiar (CAF) foram emitidos pela Emdagro, para agricultores do município. O documento é essencial para que tenham acesso a políticas públicas e linhas de crédito. 

A agricultora aposentada Nivalda Alves Mota ficou satisfeita ao ganhar uma muda de jambo, para plantar em seu sítio, no povoado Barra Salgada. “Lá já tenho algumas fruteiras. Tenho mangueira, goiabeira, jaqueira, pé de jabuticaba, de acerola, mas de jambo ainda não tinha e é uma fruta que gosto muito. Estou feliz por ter conseguido, ainda mais porque sei que vai dar frutos de qualidade”, observou Dona Nivalda que, junto com seu esposo, cria gado de corte em sua propriedade. “Hoje temos umas 50 cabeças e vivemos dessa produção”, pontuou.

Suleni dos Santos também aproveitou o dia de ações em seu município e visitou o estande da Agricultura, a fim de garantir uma muda frutífera. A auxiliar de serviços gerais, que mora no povoado Mamoeiro, disse estar satisfeita com a realização do “Sergipe é aqui” em sua cidade e, mais ainda, por conseguir ser uma das contempladas. “Queria muito ganhar um pé de graviola para plantar em meu sítio e estou muito feliz”, comemorou. 

O produtor rural Josino da Silva Júnior, que tem propriedade no povoado Poção, onde cria 14 bezerras, recebeu das mãos do governador Fábio Mitidieri o certificado de vacinação de seus animais contra a Brucelose. “Sei da importância de manter meu rebanho vacinado e sempre procuro a Emdagro para garantir esse benefício que representa uma grande ajuda para nós pequenos produtores”, afirmou.

A Codesere

A Coderse ofereceu seus serviços na promoção do acesso à água e tecnologias sociais de desenvolvimento do campo. Foi atração no estande da Agricultura a maquete que reproduz um dos 32 sistemas de abastecimento de água dessalinizada mantidos pelo Governo do Estado em Sergipe, onde o Programa Água Doce é coordenado pela Seagri, por meio da Coderse e da Emdagro.

Governo

Última atualização: 29 de outubro de 2025 11:52.

Acessar o conteúdo