‘Sergipe é aqui’ chega a Cristinápolis com serviços e resultados para o campo

Ação leva serviços, cidadania e desenvolvimento para mais perto da população sergipana

O município de Cristinápolis, no sul de Sergipe, recebeu, nesta sexta-feira, 7, a 61ª edição do governo Itinerante ‘Sergipe é aqui’ — iniciativa que leva toda a estrutura administrativa do Estado para perto da população, ofertando mais de 160 serviços em um só dia. Desta vez, a ação ganhou um sabor especial: aconteceu em Cristinápolis, o maior produtor de laranja de Sergipe, com média de 53 mil toneladas anuais, segundo dados do IBGE de 2024. Além da citricultura, o município se destaca, também, na pecuária, com 16.849 cabeças de gado.

Entre os órgãos presentes, a Secretaria de Estado da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca (Seagri) marcou presença com suas vinculadas Coderse e Emdagro, levando uma série de ações e atendimentos voltados à agricultura familiar. Durante o evento, a Emdagro realizou entregas de títulos de propriedade rural, certificados de vacinação contra a brucelose, análises e resultados de solo, além da distribuição de mudas frutíferas. Foram 60 mudas entregues, 37 amostras de solo coletadas e enviadas ao Instituto Tecnológico e de Pesquisas de Sergipe (ITPS), 13 produtores atendidos com resultados de análises de solo e 15 produtores certificados pela vacinação de 114 animais contra a brucelose. Além disso, 20 títulos de posse foram oficialmente entregues aos novos proprietários.

Um desses beneficiários foi o agricultor José Narciso de Jesus Santos, que recebeu seu título de posse com emoção. “Esse papel tem muito valor. Agora, posso fazer um empréstimo, melhorar minha propriedade e garantir que meus filhos tenham um futuro seguro. A terra com documento tem outro peso, é uma porta aberta pra muita coisa boa”, comemorou com o título nas mãos.

Entre os que buscaram serviços de Defesa Animal, a produtora Regina Lúcia Alves dos Santos, do assentamento Luiz Alberto I, celebrou a chegada do seu certificado de vacinação contra a brucelose. Antes da entrega, técnicos do escritório local da Emdagro estiveram em sua propriedade e imunizaram oito bezerras. “Fico muito feliz porque esse trabalho ajuda demais a gente que é pequeno produtor. Às vezes, não temos condições de pagar vacina e veterinário, e a Emdagro vem aqui, faz tudo certinho. Manter os animais saudáveis é importante para todo mundo, tanto para quem cria quanto para quem consome”, afirmou..

O agricultor Givaldo de Jesus Santos, da comunidade Taquari, esteve no estande da Emdagro para receber o laudo da análise do solo de sua propriedade. As amostras haviam sido coletadas ao longo do mês. Para ele, o serviço representa mais que um dado técnico — é orientação para garantir produtividade e sustentabilidade. “Com o laudo na mão, a gente sabe o que está faltando na terra e o que pode melhorar. A Emdagro dá esse suporte e evita que a gente gaste sem necessidade. Isso faz toda diferença pra quem depende da roça pra viver”, destacou.

Já o casal José Eduardo de Aquino e Elisa Nunes Santos de Aquino também passou pelo estande da Emdagro. José Eduardo recebeu o título de posse da propriedade da família, enquanto Elisa aproveitou para participar da distribuição de mudas frutíferas. “Peguei uma muda de cacau. Nunca trabalhei com essa cultura, mas estou cheia de expectativa. Quero diversificar a produção e aprender mais. Acho que é assim que a gente cresce no campo”, contou Elisa, entusiasmada.

Parceria pela sustentabilidade

Durante o ‘Sergipe é aqui’ em Cristinápolis, Emdagro e Adema também articularam um treinamento para técnicos da Emdagro, que acontecerá no próximo dia 10 de novembro. O curso abordará o Cadastro Ambiental Rural (CAR) e o Censo Citrícola, e é fruto do contrato de parceria firmado nesta semana entre os dois órgãos.

Segundo o diretor de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa da Emdagro, Jean Carlos Nascimento, a iniciativa reforça o compromisso da empresa com o desenvolvimento sustentável. “A parceria com a Adema é um passo importante para aprimorar o cadastro ambiental e apoiar o censo da citricultura. Isso vai fortalecer a base de dados e dar mais eficiência às políticas públicas voltadas ao campo e ajudar o pequeno na regularização do seu CAR”, explicou..

Coderse em Cristinápolis

Com ações práticas, resultados concretos e histórias reais de transformação, o ‘Sergipe é aqui’ segue consolidando o compromisso do Governo do Estado em levar serviços, cidadania e desenvolvimento até onde o povo está — especialmente ao homem e à mulher do campo. A Coderse participou da ação oferecendo serviços e atendendo a população em demandas de implantação e manutenção de infraestrutura hídrica, a partir de poços. Desde 2023, comunidades rurais do município receberam ações de perfuração, limpeza e instalação de poços, beneficiando mais de 300 famílias a partir de um investimento de R$ 75 mil. Ao todo, a Coderse perfurou 21 poços em Cristinápolis.

Exemplifica o trabalho feito pelo Governo do Estado, em levar ‘água no campo’, a maquete de uma unidade do Programa Água Doce, que sempre é mostrada e explicada à população durante o programa de governo itinerante. Sergipe possui 32 desses sistemas de dessalinização de água em poços, em municípios do semiárido e comunidades longe das redes convencionais de abastecimento. Três dessas unidades foram implantadas por meio da Coderse, em 2025 e, agora, são oito mil sergipanos atendidos com água potável do programa.

Governo

Última atualização: 11 de novembro de 2025 10:35.

Acessar o conteúdo