Município de Siriri recebeu diversos serviços públicos, entre eles o atendimento aos pequenos produtores rurais

O programa itinerante do governo do Estado, “Sergipe é aqui”, chegou ao município de Siriri, nesta sexta-feira, 14, em sua 62ª edição, na Escola Municipal Professora Maria Madalena dos Santos Silva. Localizada no leste sergipano, a cidade recebeu ações e serviços de todos os órgãos estaduais, da administração pública, entre eles a Secretaria de Estado da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca (Seagri) que, juntamente com suas vinculadas (Coderse, Emdagro e Pronese) realizou atendimentos e levou serviços para os pequenos produtores rurais da região.
Já durante a semana, a equipe técnica da Emdagro realizou um importante trabalho de vacinação do rebanho bovino no município, garantindo mais saúde e segurança no campo. Foram vacinadas 69 fêmeas bovinas contra a brucelose e 29 animais protegidos contra clostridiose.
Luiz Eduardo Barros Santos foi um dos criadores beneficiados, que foi até o estande da Agricultura para receber o certificado de vacinação de seus animais. “Esse apoio da Emdagro é muito importante para nós, produtores rurais, não só por ofertar gratuitamente a vacinação e o profissional médico veterinário para aplicar, mas por garantir que nosso estado alcance o patamar de estado livre de doenças como a brucelose, clostridiose e a raiva, diferentemente de outros estados, que a gente sabe que não tem esse mesmo cuidado”, reforçou Luiz Eduardo que vacinou sete bezerras contra as três doenças.
Em Siriri, a cultura que mais se destaca é a cana-de-açúcar, com produção média de 65 mil toneladas, segundo dados do IBGE de 2024, seguida do milho, com 553 toneladas, e da mandioca, com 195 toneladas. Entre as criações, o destaque é para o rebanho bovino, com 8.750 cabeças de gado.
No início do ano, o Governo do Estado distribuiu duas toneladas de sementes de milho, beneficiando 200 famílias de pequenos agricultores em Siriri, onde a Emdagro presta assistência técnica a 250 agricultores familiares.
Agricultores do município também estiveram no estande da Agricultura para receber o certificado do Cadastro de Agricultor Familiar (CAF), como foi o caso de José Augusto Maciel. “Vim receber esse importante documento para o pequeno agricultor, que é o CAF. Com ele, a gente tem vários benefícios: pode fazer financiamento para melhorar a roça e pode dar entrada no pedido de aposentadoria, por exemplo. Eu já estou aposentado, mas minha esposa se aposentou com esse documento”, contou.
Luciano Juvêncio dos Santos foi até o local para participar pessoalmente da entrega das amostras de solo, coletadas em sua propriedade, para análise pelo Instituto Tecnológico e de Pesquisas de Sergipe (ITPS). “Tive o prazer de receber a equipe da Emdagro para fazer minha análise do solo e vim entregar pessoalmente ao órgão que irá fazer a análise. Esse apoio da Emdagro é muito bom porque não teria condições de pagar. Com o resultado da análise, os técnicos já me disseram que voltarão para a minha propriedade para fazer as orientações necessárias, com base no que foi verificado nele”, relatou satisfeito. Ao todo, 30 propriedades em Siriri receberam a visita técnica da Emdagro, para a coleta de amostras de solo.
Já a dona de casa Maria Gilda Silva Xavier ficou feliz ao ser contemplada com uma muda de carambola para plantar em seu sítio. “Estou recém operada, mas não podia deixar de ver esse dia de festa em minha cidade. Estou muito satisfeita com todos esses serviços e ações promovidos pelo governador Fábio Mitidieri e ainda mais por ganhar um pé da fruta que tanto gosto e ainda não tinha em meu quintal”, destacou a aposentada que foi recebida pelo próprio governador. Na ocasião, foram distribuídas 60 mudas de árvores frutíferas, produzidas e certificadas pela Emdagro.




















