Considerado o maior produtor estadual de abacaxi, município recebeu o programa itinerante do Governo do Estado nesta quinta-feira, 4

Riachão do Dantas, distante 99 quilômetros da capital de Sergipe, é considerado o município maior produtor de abacaxi do estado. De acordo com o escritório local da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário (Emdagro), ali são produzidos anualmente cerca de 27 milhões de frutos do abacaxi. Nesta quinta-feira, 4, o município recebeu o programa itinerante do Governo do Estado ‘Sergipe é aqui’, em sua 63ª edição.
A Secretaria de Estado da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca (Seagri), juntamente com suas vinculadas (Coderse, Emdagro e Pronese) esteve presente ofertando alguns dos mais de 160 serviços oferecidos durante a realização do programa, atendendo especialmente os pequenos produtores rurais da região.
De acordo com o secretário de Estado da Agricultura, Zeca Ramos da Silva, o governo está presente durante todo o ano, prestando serviços de assistência técnica, extensão rural, como também beneficiando os produtores com entrega de insumos e equipamentos, a exemplo dos oito mil quilos de sementes já entregues neste município, de 2023 a 2025. “Nós temos os escritórios municipais da Emdagro e da Coderse que representam o governo nas localidades. No programa itinerante Sergipe é aqui consolidamos essa presença, levando serviços que transformam, para melhor, a vida dos produtores”, pontuou.
Um dos serviços oferecidos, por meio da Emdagro, é a realização do CAF (Cadastro Nacional da Agricultura Familiar), um registro oficial que reconhece agricultores familiares para acesso a políticas públicas. Foram entregues 20 novos CAFs somente nesta semana, e, no período de 2023 a 2025, foram 2.342 agricultores de Riachão do Dantas com o documento em mãos, comprovando o cadastro nacional.
Como é o caso de João Guilherme dos Santos, 18 anos, que trabalha na lavoura, ajudando o pai. Ele recebeu o CAF das mãos do secretário Zeca da Silva e sabe que o documento vai ajudar muito sua família a prosperar na atividade. “Agora meu pai vai poder ir ao banco pedir um empréstimo para aumentar a plantação, investir em novas culturas e também já vai começar a contar o tempo para minha aposentadoria”, destacou o jovem agricultor que mora no povoado Alto do Cheiro, onde planta abacaxi, maniva e milho, e onde estuda para no futuro se tornar um engenheiro agrônomo.
Durante o Sergipe é aqui foram entregues também, 60 mudas de plantas frutíferas e quatro produtores receberam atestados de vacinação contra a Brucelose, comprovando a vacinação de 25 animais no município. Além disso, 20 amostras de solo foram encaminhadas para o Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITPS) para análise. De acordo com a Emdagro, por meio de convênio com o órgão estadual de tecnologia é possível fornecer dados sobre a correção de solo para o plantio.
A agricultora Elaine Santos Macedo esteve no estande da Agricultura com seu bebê Bento Miguel, de 10 meses e ganhou uma muda de carambola. Eles moram em um sítio, no povoado Olhos D’Água, onde ela planta milho, feijão e maniva. “Gosto muito de ter frutas em meu sítio, pois é um alimento saudável, principalmente para dar ao meu filho e agora vou ter um pezinho de carambola, graças a essa ação do governo”, afirmou.
Já o funcionário público aposentado, Antônio José de Almeida, que mora na sede do município, foi até o local do evento em busca de uma muda de amora, para a sobrinha Everaldina, plantar em seu sítio. “Aproveitei para renovar minha carteira de identidade e vim participar desse grande evento que está muito bonito e movimentou bastante a nossa cidade. Foi muito bom conseguir resolver o que eu precisava aqui mesmo, sem ter que ir até a capital”, destacou.
Coderse presente em Riachão
Riachão do Dantas é um município onde a Companhia de Desenvolvimento Regional de Sergipe (Coderse) tem trabalho executado em infraestrutura hídrica, na implantação de sistemas de abastecimento de água. O último deles, dotado de dessalinizador para potabilizar a água subterrânea, foi implantado no povoado Lagoa do Canafístula. Um investimento de mais de R$ 250 mil, em recursos do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional e contrapartida do Estado, que beneficia 46 famílias naquela localidade.
José Adilson de Jesus Santos é um agricultor dessa localidade, que planta pimenta, abacaxi, mandioca, banana e laranja. Ao comparecer ao Sergipe é aqui para receber atendimentos dos serviços ofertados, ele externou a satisfação com a obra feita próximao das casas da comunidade. “Nós vivemos momentos difíceis, momentos de seca. E para chegar água na nossa residência, era preciso ir pegar com um animal, de jegue. E, hoje, graças a Deus – primeiramente Jesus e em segundo lugar, Coderse, Prefeitura Municipal e o Governo do Estado – mudou muita coisa. A gente tinha dificuldade, tomando água de tanque, mas hoje já é uma água de primeira qualidade”, comemorou.
No Sergipe é aqui, a companhia disponibilizou sua equipe para receber demandas, como as de perfuração, limpeza, teste de vazão, instalação, recuperação e manutenção de poços tubulares profundos. Serviços que, só em Riachão do Dantas, a Coderse investiu mais de R$ 200 mil desde 2023. Outra participação da empresa no ‘governo itinerante’ foi com a exposição de uma unidade de produção de água dessalinizada, do Programa Água Doce (PAD), bem semelhante àquele que foi implantado no Lago da Canafístula. O PAD é coordenado pela Seagri em Sergipe e a Coderse é uma das empresas executoras. São 32 sistemas no estado, sendo que três deles novos, concluídos pela companhia em 2025.

















