Ação leva serviços, cidadania e desenvolvimento para mais perto da população sergipana

O município de Santa Rosa de Lima, no Leste Sergipano, recebeu nesta sexta-feira, 30, a 66ª edição do ‘Sergipe é Aqui’, iniciativa que leva toda a estrutura administrativa do Estado para perto da população, ofertando mais de 160 serviços em um só dia. Entre os órgãos presentes, a Secretaria de Estado da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca (Seagri) marcou presença com suas vinculadas Coderse e Emdagro, levando uma série de ações e atendimentos voltados à agricultura familiar.
Uma das ações realizadas em Santa Rosa, que serve de inspiração para outras comunidades, é o Sistema Simplificado de Abastecimento de Água movido à energia fotovoltaica no Assentamento Marcelo Déda. A obra é resultado de uma parceria entre o Governo de Sergipe, por meio da Coderse, Governo Federal (Programa Água para Quem Mais Precisa) e Prefeitura Municipal.
Durante o evento, por meio da Emdagro, foram entregues certificados de vacinação contra a brucelose, análises e resultados de solo, além da distribuição de mudas frutíferas. Foram 60 mudas entregues, 31 amostras de solo e quatro produtores certificados pela vacinação de 25 animais contra a brucelose.
Um dos serviços mais importantes feito pela Emdagro está ligada à sanidade dos animais, atualmente a campanha de vacinação contra a brucelose. Antes do ‘Sergipe é Aqui’, o veterinário do escritório regional da Emdagro esteve na propriedade e imunizou 25 bezerras com idade entre três e oito meses.
O veterinário da Emdagro, Mauricio Kalil, disse que a vacinação é obrigatória contra a Brucelose. “Essa zoonose merece muita atenção para mantermos a sanidade animal. “Manter os animais saudáveis é importante para todo mundo, tanto para quem cria quanto para quem consome”, afirmou o veterinário. Ainda de acordo com o profissional da Emdagro, no município de Santa Rosa Lima tem a pecuária de corte como principal atividade produtiva no setor agropecuário.
Sobre os serviços de coleta e análise das amostras de solo, o coordenador do escritório local, Raimundo Luciano, destacou que o laudo da análise do solo é feito gratuitamente para os agricultores familiares, por meio de convênio entre a Emdagro e ITPS. As amostras haviam sido coletadas ao longo do mês.
“Com o laudo dos solo em mãos, o agricultor sabe o que está faltando na terra e o que pode melhorar. A Emdagro dá esse suporte e evita que produtor familiar gaste sem necessidade. Isso faz toda diferença pra quem depende da roça pra viver”, destacou Luciano.
A agricultora Simone Oliveira Matos aproveitou os serviços do governo no município para ser atendida pelo ‘Opera Sergipe’ e passou no estande da Agricultura para levar uma muda frutífera. “Essa planta é um sinal de esperança pra mim, também fazia muito tempo que gostaria de ter uma muda de cacau no meu quintal”, afirmou.
Já o criador de gado bovino, Elvis Mascate Menezes, procurou os serviços da Agricultura para fazer o Cadastro da Agricultura Familiar (CAF). Ele foi atendido pelo técnico da Emdagro que o orientou sobre a documentação necessária. O CAF é a única ferramenta de acesso às políticas públicas do Plano Safra, e permite que diversos agricultores e agricultoras familiares possam acessar as diversas linhas de créditos agrícolas e políticas públicas como aposentadoria rural e programas sociais.
Coderse
A Coderse disponibilizou seus serviços em infraestrutura hídrica e expôs o trabalho que realiza no ‘Programa Água Doce’, coordenado pela Seagri e que atende 32 comunidades do semiárido sergipano com água dessalinizada. Mas a grande ação da companhia na edição 66 do ‘Sergipe é Aqui’, foi a implementação de um sistema simplificado de abastecimento movido à energia fotovoltaica, que passou a abastecer com água de qualidade as 35 famílias do Assentamento Marcelo Déda, em Santa Rosa de Lima. Um investimento que totaliza R$ 100 mil.
Trata-se de uma unidade do Programa Água para Quem Mais Precisa, do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR), implantada pela Coderse e que passou a operar a partir do esforço conjunto do Governo do Estado e Prefeitura Municipal, superando a dificuldade da falta de acesso à rede de energia elétrica na comunidade, com a instalação de quatro painéis de energia solar. O ‘Sergipe é Aqui’ também serviu para a companhia anunciar que Santa Rosa de Lima vai receber mais três sistemas do mesmo programa, a partir de investimento de R$ 415.486,47, em recursos federais e contrapartida do Estado.














