Seagri leva abastecimento de água para localidades rurais de Santa Rosa de Lima

Novo sistema de abastecimento fornece água de qualidade em comunidade remota, superando a falta de acesso à rede elétrica usando energia solar

Moradores do Assentamento Marcelo Déda, em Santa Rosa de Lima, no leste sergipano, tiveram o que comemorar durante o 66º ‘Sergipe é aqui’, realizado no município nesta sexta-feira, 30. Um sistema simplificado de abastecimento (SSA) movido à energia solar acaba de ser implementado para abastecer com água de qualidade as 38 famílias da povoação. Outros três novos SSAs para Santa Rosa Lima também foram anunciados no ‘governo itinerante’, totalizando um investimento de mais de meio milhão de reais nessas quatro obras de infraestrutura hídrica. 

Vinculada à Secretaria de Estado da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca (Seagri), a Companhia de Desenvolvimento Regional de Sergipe (Coderse) lançou, no dia do evento, as licitações para a perfuração de poços e obras de engenharia para implantar 57 novos SSAs em todo estado, três em Santa Rosa de Lima.

Como a unidade que passou a operar no Assentamento Marcelo Déda, esses três novos SSAs fazem parte do Programa Água para Quem Mais Precisa, do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR). Serão investidos, só no município, mais R$ 415.486,47 em recursos do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC) e contrapartida do Estado.

“Água é vida. Tudo aquilo que a gente consegue viabilizar, potabilizar, levando água de qualidade para a população, melhora a vida das pessoas, diminui os problemas de saúde e o êxodo rural, para as pessoas de fato continuarem na sua área. Por exemplo, esse poço no assentamento Marcelo Déda, é em um assentamento beneficiando 38 famílias, e apenas quatro delas estavam morando na comunidade. Com certeza, a partir desse poço agora, elas vão retornar, para produzir e tirar o seu sustento do trabalho no campo”, avaliou Paulo Sobral, diretor-presidente da Coderse. 

José Francisco dos Santos é assentado no Marcelo Déda há 12 anos, onde vive com a esposa, filhos, e produz macaxeira, inhame, milho, feijão e cana, para dar de ração ao gado que cria em seu lote. Para o agricultor, a vida melhorou 100%. “Melhorou muito porque aqui era um sofrimento para água e, agora, graças a Deus, temos a água perto de casa, A água, a gente leva para casa para tomar, pode lavar uma roupa. Viajamos mais de 1,5 Km para lavar uma roupa e não era como essa porque a água era meio suja, com bagaço, no tempo de chuva entrava folhas dentro da mina e, agora, não, temos uma tipo água mineral. Para a saúde, a água é melhor. Agradeço às pessoas de bem que nos ajudam e a Deus”, contou.

O SSA do Marcelo Déda é abastecido por poço, perfurado através da Coderse, com 90m de profundidade e que produz 6.092 litros de água por hora. O sistema ficou impedido de funcionar pela localização remota, distante das redes de transmissão de energia elétrica. Em parceria com a Prefeitura Municipal de Santa Rosa de Lima e como uma das ações do ‘Sergipe é aqui’ realizadas no município, a unidade de produção de água foi posta em funcionamento através da implantação de quatro painéis de captação de energia solar. Somando perfuração, bomba submersa, reservatório, infraestrutura de engenharia e sistema elétrico fotovoltaico, o investimento total ficou em, aproximadamente, R$ 100 mil.

Ainda segundo Paulo Sobral, “a instalação definitiva do SSA no Marcelo Déda foi um marco na atividade de perfuração e implementação de SSA da Coderse. Superou a dificuldade da falta de acesso à energia elétrica para levar qualidade de vida aos moradores. Por outro ponto de vista, a energia solar elimina os custos de consumo de eletricidade para os moradores e administração municipal”, analisa o presidente da companhia ao destacar que, no ‘Sergipe é aqui’, foram disponibilizados à população todos os serviços de infraestrutura hídrica da empresa, expondo, também, o trabalho em dessalinização de água no semiárido sergipano feito pelo Programa Água Doce.
 

Governo

Última atualização: 4 de fevereiro de 2026 10:55.

Acessar o conteúdo