Presidente da ABCZ visita Secretaria de Agricultura

Na oportunidade Rivaldo Machado apresentou programa de melhoramento genético voltado a pequenos produtores

O secretário de Estado da Agricultura, Zeca da Silva, recebeu na manhã dessa quarta-feira, 13, a visita do presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Rivaldo Machado Borges. Em Sergipe para a reinauguração da sede estadual da associação, que está instalada no Parque de Exposição João Cleóphas, em Aracaju, Rivaldo Machado apresentou ao secretário o programa de melhoramento genético, Progenética, convidando Sergipe a fazer parte dessa iniciativa. Com sede na cidade de Uberaba, em Minas Gerais, a ABCZ atualmente agrega 25 mil associados, criadores de zebu. A raça é bastante expressiva no âmbito nacional e internacional pelas características físicas e qualidade da proteína animal.

Para Rivaldo Machado foi uma grata satisfação vir a Sergipe e ser recebido pelo secretário que demonstrou muita empatia às iniciativas da associação. “Há 18 anos criamos o Progenética e já estamos em 23 estados brasileiros com esse programa de melhoramento genético que atende o pequeno produtor e o produtor da agricultura familiar, onde eles podem adquirir garrotes de touros melhoradores, tanto pra leite quanto para carne, em feiras realizadas pelos sindicatos locais”, explicou o presidente da ABCZ. “Esse é um grande dia pra nós, pois já saímos daqui com a certeza de que Sergipe também vai aderir ao programa, conforme sinalizou o secretário Zeca da Silva”, afirmou.

“Com certeza faremos parte do rol de estados que têm essa oferta, já entendemos como funciona o programa e observamos quanto o Progenética será bom para Sergipe, principalmente para o pequeno produtor, na melhoria de sua qualidade de vida”, atestou o secretário ao confirmar a participação de Sergipe na feira Expogenética, que acontece no mês de agosto, em Minas Gerais, e onde serão realizadas as tratativas para assinatura do programa. “Foi com imensa satisfação que recebemos o presidente da ABCZ, que tem aberto as portas da associação para todo o Brasil, não só para o grande, como também para o pequeno produtor, esse último a quem temos um apego ainda maior, por se tratar de um Estado pequeno e estarmos sempre atentos a todas as ações que promovam a melhoria de vida dessas famílias”, disse Zeca da Silva.

Acompanhado do presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Indubrasil (ABCI), Roberto Góes, que também já foi secretário de Estado da Agricultura, o presidente da ABCZ, Rivaldo Machado também foi recepcionado durante a reunião pela coordenadora de pecuária da Emdagro, Izildinha Dantas, pelo técnico da ABCZ em Sergipe, Dênio Augusto e pelos técnicos da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), Ricardo Dantas e Sérgio Santana.

Última atualização: 21 de julho de 2022 12:40.