A abertura do novo espaço vai fomentar ainda mais a agropecuária regional, possibilitando que os produtores do Agreste Central, Alto e Médio Sertão Sergipano tenham atendimento exclusivo e especializado em crédito para custeio agrícola
O secretário de Estado da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca (Seagri), Zeca Ramos da Silva, prestigiou a inauguração da segunda unidade de atendimento do Banco do Estado de Sergipe (Banese) voltada para o Agro sergipano. A nova Agência Banese + Agro está localizada na cidade de Itabaiana e faz parte das novidades anunciadas pelo banco referente ao Plano Safra 2022/2023. A primeira agência especializada no agro foi inaugurada em Aracaju ainda em 2022 para atender as regiões da Grande Aracaju, Leste e Baixo São Francisco, e com a terceira já prevista para o município de Lagarto, para atender diretamente às regiões Sul e Centro Sul.
A abertura do novo espaço vai fomentar ainda mais a agropecuária regional, possibilitando que os produtores do Agreste Central, Alto e Médio Sertão Sergipano tenham atendimento exclusivo e especializado em crédito para custeio agrícola, permitindo mais agilidade ao processo de concessão dos financiamentos rurais.
No último mês de novembro, durante a feira agropecuária Exporingo, em Lagarto, a diretoria do Banese já havia anunciado a oferta de R$ 120 milhões em créditos através do novo Plano Safra (2022-2023) e uma série de benefícios, entre eles a abertura das duas novas agências. O novo plano contempla ainda a renovação automática dos contratos de crédito para custeio agrícola, reforço nos investimentos para a agricultura familiar segmentando o crédito por atividades prioritárias – a exemplo da citricultura, piscicultura, rizicultura, pecuária leiteira e irrigação de hortaliças e frutas – , como também disponibilizando o acesso às tecnologias digitais para previsão meteorológica e análises climáticas.
Para o governador, Belivaldo Chagas, a proposta do Espaço + Agro é uma iniciativa de grande impacto para todos que compõem o segmento agro. “O Banese sempre esteve de portas abertas. Mas quando a gente tem uma iniciativa de um espaço como esse, aproxima mais ainda, chama mais atenção do empresário e do produtor. Isso fortalece o banco e fortalece a economia, traz mais investimentos, mais geração de emprego e renda. Mais uma vez quero parabenizar o Banese pela iniciativa, esse banco que é de todos os sergipanos”, sublinhou.
Segundo o secretário de Estado da Agricultura, Zeca da Silva, o espaço deve prover grande apoio aos produtores rurais da região. “Não tenho dúvida nem receio de dizer que Belivaldo Chagas foi um dos melhores governadores para os produtores sergipanos, trazendo incentivos para o pequeno, médio e grande produtor. Seu interesse e realizações, com incentivos fiscais para o milho, gado vivo, para a produção de leite permitindo competitividade com outros estados, além da grande contribuição para o melhoramento genético de nosso rebanho, entrega de máquinas e implementos agrícolas para os produtores é prova disso . Enfim, para mim é uma satisfação muito grande trabalhar com o governador que tem esse interesse em trazer o desenvolvimento para o interior do estado.
Por fim, o secretário parabenizou a diretoria do Banese por mais esse feito. Segundo ele, uma diretoria jovem e que tem promovido diálogo importante com várias instituições parceiras no sentido de trazer contribuições que realmente atendam ao desenvolvimento produtivo dos municípios. Em especial por essa nova agência do Agro em Itabaiana, onde estão localizadas as principais empresas de insumos agrícolas, além de estar próxima da produção de milho, feijão, amendoim, dos perímetros irrigados e tantas outras atividades produtivas.
“Uma das coisas mais exigidas pelo governador foram ações práticas em relação ao desenvolvimento da economia sergipana. O projeto + Agro trouxesse um chão de suporte, para que os empresários e o pequeno produtor pudessem encontrar apoio desde o crédito até o atendimento técnico, inclusive com soluções tecnológicas. O espaço vem trazer um atendimento democrático, com ações de descentralização do desenvolvimento. Fazendo com que o banco saísse do litoral, da sede, e começasse a trazer estímulo econômico ao interior”, afirmou o presidente do Banese, Helon Oliveira, que destacou a parceria da equipe técnica do Governo de Sergipe.
Mais benefícios
Durante o evento o governador Belivaldo Chagas anunciou a assinatura do decreto que prorroga o benefício que reduz a alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) de milho em grão para 2% sobre a venda do cereal nas operações internas e interestaduais. Com a medida, a redução será válida até 30 de junho de 2023.


















