Seagri e Ministério da Agricultura assinam protocolo para criação do Comitê Gestor para Inovação Agropecuária

A iniciativa faz parte do conjunto de ações apresentadas no Seminário de Inovação de Sergipe 2024

A Secretaria de Estado da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca (Seagri) e o Ministério da Agricultura e Pecuária assinaram o protocolo de intenções objetivando a criação do Comitê Gestor para Inovação Agropecuária, para impulsionar a inovação nos Sistemas Agroindustriais (SAG) no estado de Sergipe. A iniciativa foi apresentada durante o Seminário de Inovação de Sergipe 2024, realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria Especial de Planejamento, Orçamento e Inovação (Seplan), nesta segunda-feira, 15, no Centro de Convenções AM Malls, ocasião em que também foi sancionada a Lei do Marco Legal da Inovação.

Os principais pontos do protocolo foram apresentados no seminário pelo chefe da Assessoria de Planejamento da Seagri, Arlindo Nery. Conforme protocolo assinado entre a Seagri e o Ministério da Agricultura, a ação conjunta visa promover o desenvolvimento estratégico e competitividade do ecossistema estadual, envolvendo o estímulo à pesquisa, ao desenvolvimento tecnológico, a inovação, e ao surgimento de novos negócios voltados à agropecuária.

Informações apresentadas pela Seagri indicam ainda que serão partícipes no Comitê para Inovação Agropecuária as instituições públicas, de pesquisa, academia, instituições privadas, organizações do setor de inovação e do setor rural que juntas vão elaborar um diagnóstico. O passo seguinte será a elaboração de um plano de ação, a fim de definir prioridades e mecanismo de execução.

De acordo com o secretário de Estado da Agricultura, Zeca Ramos da Silva, a inovação está presente no dia a dia da Seagri, Emdagro e Coderse. “Vemos isso na introdução de novas espécies de frutas, verduras, na alimentação animal, no emprego de bioinsumos, no melhoramento genético e no controle biológico de pragas. Também na dessalinização da água, na utilização de rejeitos e na eficiência no consumo de água, de modo a melhorar processos e gerar novos produtos, novos serviços e novos negócios”, destacou.

Inovação nas lavouras

A Emdagro tem concentrado as suas pesquisas no desenvolvimento de métodos de controle biológico de pragas, que vêm sendo estudados com o objetivo de garantir eficiência na redução dos danos causados pelas pragas e doenças em diversas culturas de importância para o estado de Sergipe. A grande vantagem disso é que não causam impacto ao meio ambiente, nem aos insetos benéficos e também impedem a intoxicação do produtor rural e dos consumidores de produtos vegetais. Essa inovação tem se tornado uma promissora alternativa ao uso de agrotóxicos nas lavouras, além de promover uma agricultura sustentável, com produtos agrícolas saudáveis para a sociedade.

Governo

Última atualização: 16 de julho de 2024 09:53.

Ir para o conteúdo