Ações da Seagri e vinculadas marcam presença na 50ª edição do ‘Sergipe é aqui’

A ação levou uma série de serviços públicos à população, dentre elas o atendimento aos pequenos produtores rurais por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca, e suas vinculadas

A capital do vaqueiro, Pedra Mole, localizada no agreste sergipano, recebeu, nesta quarta-feira, 11 de junho, a 50ª edição do programa itinerante “Sergipe é aqui”, promovido pelo Governo do Estado. A ação levou uma série de serviços públicos à população, dentre elas o atendimento aos pequenos produtores rurais por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca (Seagri) e suas vinculadas Emdagro, Pronese e Coderse.

Durante o evento, o Estado se destacou pela força do campo. Segundo dados do IBGE (2023), Pedra Mole registra uma produção de 15.960 toneladas de milho, 4.773 cabeças de bovinos, 585 vacas ordenhadas, com produção anual de 87.800 litros de leite, além de 1.900 ovinos e 7.700 galináceos.

Presente no stand do Sergipe é aqui, a Emdagro que, atualmente, presta assistência técnica a cerca de 150 produtores rurais, garantindo a promoção da segurança alimentar, sanidade animal e sustentabilidade da produção, realizou ações de distribuição de 60 mudas frutíferas, a entrega de 10 CAFs (Cadastro Nacional da Agricultura Familiar) e o envio de 20 amostras de solo para análise no ITPS.

Maria Eulides da Silva foi uma das beneficiadas. Durante a semana, ela recebeu a técnicos da empresa em sua propriedade, que coletaram amostras de solo para encaminhar à análise do ITPS. “Achei muito importante ter essa ajuda porque, assim, vamos saber cuidar melhor da terra”, afirma a agricultora que planta milho, jaca e manga, entre outras culturas e tem uma criação de galinhas, com um plantel de 200 cabeças.

Já o pequeno produtor rural de leite Peterson Luiz Alves, do povoado Gravatá, ganhou um pé de jambo e disse que vai plantar em sua propriedade a fim de dar sombra ao seu rebanho. “A vaca holandesa precisa de um sistema térmico mais eficiente e nossa região é muito quente, então vou usar essa estratégia”, observa o produtor que tem três cabeças, todas já vacinadas contra brucelose.

A agricultora Valdira da Silva Conceição, do povoado Tapado, também foi à sede da cidade para receber o Cadastro do Agricultor Familiar (CAF). Ela, que já é aposentada da escola municipal, onde trabalhou como auxiliar administrativa, ainda não tinha o documento. “Desde que me aposentei, há seis anos, trabalho na minha lavoura, onde planto milho, feijão, entre outras coisas e graças a explicação do pessoal da Emdagro percebi o quanto é importante ter essa carteirinha, que vai garantir muitos benefícios para mim”, pontua.

Vacinação de animais

De acordo com informações da equipe técnica da Emdagro, até o momento foram vacinadas gratuitamente, 100 cabeças de bovinos contra a brucelose, beneficiando 20 produtores de Pedra Mole. A empresa planeja, também, entregar, no próximo mês de julho, 4.480 raquetes de palma forrageira da variedade Ipa Sertânia a quatro produtores da região, para formação de bancos de sementes, fortalecendo a produção de forragem para os rebanhos.

O produtor rural, Marcos André Santos, do assentamento Barracão, esteve no estande da Agricultura para receber o certificado de vacinação de seus animais, contra a brucelose. “Tenho 12 fêmeas, todas vacinadas, graças a ajuda do Governo, por meio da Emdagro. Nós, pequenos produtores, precisamos muito disso, pois cada dose custa em média R$ 30, e assim já conseguimos uma boa economia”, afirma ele que fornece sua produção leiteira para o Laticínio Damare e também no estande recebeu sua carteirinha de registro no CAF.

Mais benefícios

As ações não pararam por aí. Ao longo do dia, técnicos prestaram informações sobre emissão de carteirinhas do CAF para agricultores já cadastrados e cadastramento para vacinação de bezerras contra brucelose e de rebanhos contra clostridiose, além de produtores para inseminação artificial em bovinos, ovinos e caprinos, bem como ações voltadas à regularização fundiária.

Como incentivo direto à produção agrícola, o município recebeu ainda 800 quilos de sementes de milho do programa estadual “Sementes do Futuro”, beneficiando 80 agricultores familiares. Além disso, 90 produtores foram inscritos no programa Garantia-Safra para o ano de 2025, assegurando apoio em caso de perdas por estiagem ou excesso de chuvas.

A presença da Seagri e suas vinculadas em Pedra Mole reforça a importância da interiorização das políticas públicas e da valorização dos pequenos produtores como agentes fundamentais para o fortalecimento da economia do campo e a segurança alimentar no estado.

Coderse

Em Pedra Mole, a Companhia de Desenvolvimento Regional de Sergipe (Coderse), atuou atendendo à população nos serviços de perfuração de poços tubulares profundos e seus sistemas de abastecimento de água. No município, são 29 poços perfurados pela empresa pública. Desde 2023, a Coderse atuou em serviços de recuperação e manutenção de sete poços, investindo aproximadamente R$ 14 mil em peças e serviços.

Na 50ª edição do ‘Sergipe é aqui’, a maquete do Programa Água Doce (PAD) também se fez presente mais uma vez, inclusive com a demonstração de um dessalinizador real. Mostrando como é que funcionam as unidades de produção de água dessalinizada presente em nove municípios sergipanos. Ainda em 2025, três novos sistemas entram em operação, subindo o número para 32 unidades do PAD no estado.

Governo

Última atualização: 12 de junho de 2025 08:32.

Ir para o conteúdo