Agricultores de Rosário do Catete têm acesso a serviços durante o ‘Sergipe é aqui’

Secretaria de Estado da Agricultura e vinculadas receberam demandas da população rural, distribuíram mudas, análise de solos, entregaram CAFs e certificados de vacinação

Na edição de número 48 do ‘Sergipe é aqui’, a tenda da Agricultura levou serviços, fez atendimentos e entregas de benefícios aos agricultores de Rosário do Catete, leste sergipano, nesta sexta-feira, 16. Marcando a participação da Secretaria de Estado da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca (Seagri) e de todas as suas empresas vinculadas ao evento do Governo do Estado, em que a capital de Sergipe é simbolicamente transferida para um município por um dia.

Com mais de 1.500 hectares de cana-de-açúcar plantados, além da produção de banana, 
mandioca e milho, o município também se destaca na pecuária de corte com um rebanho de mais de 5 mil cabeças. Dentro desse cenário, a Seagri, por meio das Empresas de Desenvolvimento Agropecuário (Emdagro), de Desenvolvimento Sustentável do Estado de Sergipe (Pronese) e Companhia de Desenvolvimento Regional de Sergipe (Coderse), tem serviços e mantém o atendimento aos agricultores e pecuaristas de Rosário. 

A Emdagro assiste 40 produtores rurais no município e durante o governo itinerante em Rosário do Catete realizou ações, que beneficiaram diretamente pequenos produtores e visitantes. Destacaram-se a distribuição de 55 mudas frutíferas, a entrega de Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (Cafs), envio de oito amostras de solo ao Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe  (ITPS) para análise e a emissão de certificados de vacinação para quatro produtores, envolvendo 34 bovinos vacinados contra a brucelose.

Este ano o município foi contemplado com dois mil quilos de sementes de milho, por meio do Programa Estadual Sementes do Futuro, beneficiando 200 agricultores. Rosário também conta com 40 trabalhadores inseridos no programa Mão Amiga Cana-de-Açúcar, que garante auxílio de R$ 2.000, dividido em quatro parcelas.

Atendimentos

Técnicos presentes orientaram sobre o Caf e emissão de carteirinhas, sobre o cadastramento de produtores para vacinação contra brucelose e clostridiose, o cadastramento para inseminação artificial em bovinos, ovinos e caprinos. Entre os atendidos está um grupo de mulheres da comunidade Siririzinho, que foram atendidas pelo técnico em agropecuária Ray Álvaro, um dos responsáveis por esclarecer dúvidas sobre o Caf e procedimentos sanitários.

Já a agricultora Maria Auxiliadora Santos de Santana foi ao estande da Agricultura em busca de uma muda frutífera. “Soube das mudas e vim pegar uma de manga. Como eu sei que a Emdagro produz mudas de qualidade, com certeza essa que estou levando vai me dar bons frutos”, afirmou.

Já Rosineide Silva Santos, do povoado Siriri, entregou sua amostra de solo para análise. “Esta é uma ação muito importante por parte da Emdagro, porque nós, pequenos agricultores, não temos condições financeiras de realizar esse tipo de análise. Esse trabalho ajuda a evitar perdas e aumenta o aproveitamento da terra”, declarou.

Edilma Maria da Conceição também celebrou a conquista de seu Caf. “Vim pegar minha 
carteirinha de agricultura familiar. Agora posso ser chamada de agricultora, e esse documento me trará muitos benefícios, como a aposentadoria, por exemplo”. 

Diego de Andrade Santana teve suas vacas vacinadas contra a Brucelose ao longo da semana pelos técnicos da Emdagro e foi ao estande pegar seu certificado. “Estou muito feliz em estar aqui hoje para pegar tanto meu Caf, quanto meu certificado de vacinação. São dois documentos bastante importantes para o produtor.

Infraestrutura hídrica

A Coderse ofereceu seus serviços na promoção do acesso à infraestrutura hídrica no campo, com destaque para a perfuração e instalação de poços tubulares profundos. Foi atração na tenda Agricultura a maquete que reproduz um dos 32 sistemas de abastecimento de água dessalinizada do Programa Água Doce (PAD) em Sergipe. 

No estado, o PAD é coordenado pela Seagri e executado pela Emdagro e Coderse. São 29 
unidades atendendo uma população de cerca de seis mil usuários em comunidades rurais do semiárido sergipano. Em breve, outros três sistemas de abastecimento novos serão entregues pelo Governo de Sergipe.

Governo

Última atualização: 19 de maio de 2025 12:23.

Ir para o conteúdo