Boquim celebra 155 anos com ação de reflorestamento em nascentes do município


Ação realizada pela Emdagro doou 155 mudas nativas em parceria com a Chesf

Em comemoração aos 155 anos de emancipação política de Boquim, a Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), por meio da Diretoria de Assistência Técnica e Extensão Rural e Pesquisa (DIRATERP) e da Coordenadoria de Agroecologia e Produção Orgânica (COOAPO), realizou, nesta quarta-feira (19), uma ação voltada para a recuperação ambiental no município. Em parceria com a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), a Secretaria de Agricultura de Boquim e a comunidade do povoado Três Irmãos, foram plantadas 155 mudas de espécies nativas, nas proximidades de duas nascentes da região.

A iniciativa foi motivada pela preocupação da família da agricultora Dona Josefa, que relatou dificuldades no abastecimento de água para irrigação das mudas ornamentais cultivadas na propriedade. Seus filhos, Gabriel e Matheus, observaram a redução do volume de água das nascentes e a escassez de vegetação ao redor, o que levou a Emdagro a estruturar o projeto de reflorestamento.

A entrega das mudas faz parte de uma estratégia da Coordenadoria de Agroecologia para incentivar práticas agrícolas sustentáveis, fortalecendo a economia rural e promovendo a conservação ambiental. A engenheira agrônoma Maria Cleusa Guimarães explicou que a ideia surgiu a partir da preocupação com a redução da disponibilidade hídrica na comunidade. “Os filhos de Dona Josefa me relataram que estavam enfrentando dificuldades com o abastecimento de água na propriedade. Perguntei se eles teriam interesse em recuperar as nascentes e os córregos da região, e eles aceitaram prontamente. Aí em conversa com o diretor de Assistência Técnica, Jean Carlos Nascimento, ele sugeriu a doação de 155 mudas nativas, em referência ao aniversário de Boquim, que acontece no próximo sábado dia 22. Esse foi o pontapé inicial para a recuperação dessas áreas”, destacou Maria Cleusa.

Ela também reforçou a importância da conscientização dos produtores sobre a necessidade de reflorestar áreas degradadas, para garantir o abastecimento hídrico no futuro. “Se cada agricultor que possui um córrego, nascente ou olho d’água em sua propriedade se engajar na recuperação dessas áreas, poderemos evitar a escassez hídrica. Caso contrário, a tendência é que a falta de água se torne um problema ainda maior”, alertou.

Compromisso com o meio ambiente

O produtor de plantas ornamentais Antônio Mateus, que participou da ação, ressaltou a importância do reflorestamento para a manutenção das nascentes e destacou a parceria com a Emdagro. “Aqui, a gente deixa de atender cliente para plantar mudas e recuperar nascentes, porque sabemos que isso é essencial. Se não cuidarmos agora, no futuro a tendência é faltar água. A cada dia, o clima esquenta mais, e ações como essa ajudam o meio ambiente”, afirmou.

Mateus também destacou a necessidade de uma postura mais responsável da população em relação ao descarte de resíduos e ao uso sustentável dos recursos naturais. “Vejo pessoas descartando embalagens de plástico de qualquer jeito, e isso me incomoda. Aqui, encaminhamos corretamente o lixo para ser recolhido e reciclado. Não podemos simplesmente jogar no meio ambiente”, pontuou.

Além da preocupação ambiental, o produtor ressaltou a importância do suporte técnico oferecido pela Emdagro. “O apoio da Emdagro tem sido fundamental. Desde que passaram a nos acompanhar mais de perto, conseguimos tirar dúvidas, identificar pragas e buscar soluções que não agridam o meio ambiente. A atenção que nos dão é imensa, e só tenho a agradecer”, completou.

Legislativo em apoio à preservação ambiental

A ação de reflorestamento também contou com o apoio da vereadora Gilvanete Menezes, conhecida como Nete de Bal. Para ela, além do impacto ambiental positivo, a iniciativa tem um grande significado para a comunidade do povoado Três Irmãos. “A importância é fundamental, principalmente aqui nessa área dos Três Irmãos, onde hoje está sendo feito esse plantio para conservar a nascente. É algo de um valor muito rico, e eu só tenho a agradecer a toda a equipe da Emdagro, ao diretor Jean Carlos Nascimento, e aos técnicos que estão sempre visitando as propriedades”, destacou.

Nete também ressaltou a necessidade de envolver o poder público na ampliação de ações ambientais como essa. “Espero que o prefeito, junto conosco, os demais vereadores, também passem a ter conhecimento dessa prática de preservação. Na tribuna vou falar para os meus colegas vereadores, para que todos saibam desse trabalho e dessa união de vocês. Essa gratidão se estende a todos, ao diretor que é de Boquim, ex-prefeito, e conhece tudo isso aqui na palma da mão”, afirmou, se referindo ao diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural da Emdagro, Jean Carlos Nascimento.

Futuro sustentável

A ação de plantio realizada em Boquim reforça o compromisso da Emdagro e de seus parceiros com a recuperação ambiental e o desenvolvimento sustentável da região. Com iniciativas como essa, o município dá um passo importante na preservação de seus recursos hídricos, garantindo qualidade de vida para as futuras gerações.

Governo

Última atualização: 20 de março de 2025 11:30.

Ir para o conteúdo