Agricultor plantou 350 mudas florestais com apoio do Sergipetec
Do Agreste sergipano surge uma ação inspiradora para os demais produtores. Por iniciativa do agricultor familiar e produtor de orgânicos, José Adelson Fonseca, está sendo realizado o trabalho de reflorestamento na Serra de São José, na comunidade Mangabeira, município de Campo do Brito. A ação foi iniciada no último dia 14, objetivando o enriquecimento da vegetação nativa existente no local com o plantio de 350 mudas de espécies florestais. O trabalho conta com a assistência técnica do escritório central e do escritório local Itabaiana da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro).
As mudas que o agricultor familiar trabalhou para o reflorestamento foram fornecidas pela SERGIPETEC/CODEVASF através de articulação da equipe de Sustentabilidade Ambiental da Coordenadoria de Agricultura e Sustentabilidade Ambiental (COASAM), que atendeu à demanda do agricultor aproveitando o período das chuvas. “A área que estamos é uma área devastada e nós estamos reflorestando com o apoio da Emdagro, que ajudou na aquisição das mudas na Sergipetec. Não basta só destruir para cultivar, temos que também reflorestar porque temos que pensar em nosso planeta e no futuro de nossos filhos”, alertou o agricultor José Adelson Fonseca.
Durante o trabalho, os técnicos da Emdagro esclareceram sobre a importância da atividade de reflorestamento para o meio ambiente e destacaram a necessidade de todos contribuírem para a preservação ambiental e fazerem a sua parte, restaurando a vegetação das áreas de Reserva Legal (RL) e das Áreas de Preservação Permanente (APP), a fim de preservar a biodiversidade do ecossistema entre outras funções ambientais. “Essa atividade de reflorestamento reforça o compromisso da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) com as questões ambientais de forma a mitigar os impactos com o nosso agroecossisteemas”, comentou o chefe do escritório local da Emagro em Itabaiana, Waltenis Braga.





