Na manhã desta quarta-feira, 12, a Seagri recebeu a visita de representantes do município de Graccho Cardoso, que estiveram buscando obter informações sobre o Projeto Sertão Vivo e outros programas. Eles apresentaram demandas direcionadas ao melhoramento da produção agropecuária e apoio aos agricultores familiares do município.
Graccho Cardoso está entre os 29 municípios que estarão envolvidos nas ações do Projeto Sertão Vivo, com investimentos e capacitações para produção rural familiar resiliente às mudanças climáticas.
O diretor administrativo e financeiro da Pronese, Abelardo Neto, ressaltou a necessidade de que seja dado apoio da prefeitura às associações locais do município, para que estejam com documentação regularizada e aptas ao recebimento dos investimentos previstos no Sertão Vivo.
O secretário municipal de Agricultura de Graccho Cardoso, Lucas Aroaldo, enfatizou sobre a necessidade de limpeza e ampliação de aguadas, de distribuição de sementes de palma forrageira e a carência de poços artesianos no município. Ele tomou conhecimento através do assessor técnico da Pronese, Clélio Vilanova, sobre alguns tipos de investimentos previstos no Sertão Vivo. “O apoio à agricultura familiar em quintais produtivos, a reserva hídrica para a produção em cisternas, calçadão e o saneamento rural, além de educação ambiental e agroecológica nas escolas rurais, são alguns desses investimentos”, pontuou.
Além do secretário Lucas Aroaldo, da gestão municipal de Graccho Cardoso também estiveram presentes o vice-prefeito Luís Roberto e o secretário de Governo, Ivan Gomes. Eles foram recepcionados na Seagri pelo diretor administrativo e financeiro da Pronese, Abelardo Neto e o assessor técnico Clélio Vilanova.

