Emdagro lança plano de trabalho para agroecologia e produção orgânica em Sergipe

Objetivo principal é fomentar e expandir práticas agroecológicas em todo o Estado

Na última segunda-feira, 3, a Diretoria de Assistência Técnica e Extensão Rural (DIRATER), através da recém-criada Coordenadoria de Agroecologia e Produção Orgânica (COOAPO), apresentou o Plano de Trabalho de Produção Agroecológica e Produção Orgânica no auditório da Emdagro. O evento, voltado para os servidores que desenvolverão atividades no interior do estado, marcou um importante passo para o fortalecimento da agroecologia em Sergipe.

O evento contou com a presença de diretores, coordenadores, assessores, supervisores regionais e locais, além de representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). Durante o encontro foi destacado o papel fundamental do Programa de Agroecologia, que vai mobilizar mais de 30 servidores, distribuídos nas bases dos escritórios regionais e locais, responsáveis por apoiar as ações de transferência de tecnologias sustentáveis para os produtores agroecológicos do estado.

O coordenador do Programa, Waltenis Braga,  ressaltou que o objetivo principal é para incentivar, expandir e modernizar a prática da agroecologia e da produção orgânica. “Com isso vai possibilitar a integração das ações institucionais, apoio às organizações sociais e o fortalecimento da agricultura agroecológica no estado de Sergipe”, afirmou.

Atualmente, o estado de Sergipe possui 25 Organizações de Controle Social (OCS), abrangendo 240 produtores cadastrados no Mapa, além de duas certificadoras, por meio do Sistema Participativo de Garantia (SPG), que asseguram a qualidade da produção orgânica. Esse cenário mostra um potencial significativo para o crescimento e a consolidação da agroecologia na região.

COOAPO

Instituída em dezembro de 2023, a Coordenadoria de Agroecologia e Produção Orgânica (COOAPO) tem como missão não apenas fomentar práticas sustentáveis, mas também promover uma agricultura que respeite o meio ambiente e valorize os pequenos produtores locais. “A expectativa é que, com a implementação do plano de trabalho, os produtores possam acessar tecnologias e métodos que aumentem a eficiência e a sustentabilidade de suas atividades”, comentou o diretor de Ater da Emdagro, Jean Carlos Nascimento.

Segundo ele, o apoio institucional é importante para o sucesso do programa. “A integração das ações entre os diversos órgãos e entidades, como a Emdagro, MDA e Mapa, visa criar um ambiente propício para o desenvolvimento da agroecologia. A presença de representantes dessas instituições no evento demonstra o compromisso e a colaboração entre diferentes níveis governamentais para alcançar os objetivos propostos”, afirmou.

Somado a tudo isso, a capacitação dos servidores envolvidos nas atividades de campo é um dos pilares do programa. Esses profissionais terão a responsabilidade de atuar diretamente com os produtores, oferecendo orientação técnica e suporte para a implementação de práticas agroecológicas.

Expectativas para o futuro

Com a iniciativa, a Emdagro se posiciona como uma empresa pública pioneira na promoção da agroecologia e da produção orgânica no Brasil. O fortalecimento dessas práticas não só contribui para a preservação ambiental, mas também promove a segurança alimentar e o desenvolvimento sustentável das comunidades rurais.

O Plano de Trabalho de Produção Agroecológica e Produção Orgânica promete transformar a realidade agrícola do estado, proporcionando benefícios econômicos, sociais e ambientais a longo prazo. A expectativa é que, nos próximos anos, o número de produtores orgânicos aumente significativamente, consolidando Sergipe como um modelo de agricultura sustentável no país.

Última atualização: 5 de junho de 2024 10:32.