Evento destacou a importância da produção de alimentos saudáveis e a troca de experiências entre participantes
Na manhã desta terça-feira, 16, o auditório da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), em Aracaju, foi palco do I Encontro Estadual de Janelas de Experiências do programa Cultivando Hortas. A iniciativa é uma ação do Governo do Estado de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca (Seagri), e executada pela Emdagro, com vistas a socializar experiências e fortalecer parcerias.
O programa Cultivando Hortas Agroecológicas e Orgânicas – Alimento Seguro e Saudável na Mesa teve início no primeiro semestre de 2023, com o objetivo de promover a produção e o consumo de alimentos seguros e saudáveis para populações rurais e urbanas. O programa já conta com a implantação de 35 hortas nas modalidades escolar, coletiva e familiar, abrangendo comunidades rurais, associações e escolas.
A abertura do evento foi conduzida pelo presidente da Emdagro, Gilson dos Anjos, que destacou a relevância do programa na vida dos sergipanos. Ele também agradeceu às instituições parceiras pelo apoio, tornando o programa cada vez mais efetivo tanto para as populações do campo quanto da cidade.
A programação do encontro incluiu a apresentação do Programa Cultivando Hortas, seguida de discussões sobre o mapeamento agrícola de 2020 a 2024 e o Cadastro da Agricultura Familiar (CAF’s), ressaltando a importância desses instrumentos para a comercialização da produção da agricultura familiar.
Durante o evento, foram compartilhadas vivências do Programa Cultivando Hortas por diversas instituições, como a Fundação Renascer, Centro de Idosos, Apae Aracaju e Nossa Senhora do Socorro, além de várias escolas e comunidades, incluindo a Escola Municipal Delzuita da Costa Dantas Santos, na Barra dos Coqueiros, e a Comunidade Quilombola Pirangi, em Capela.
Abeaci dos Santos, gestora responsável pelo Programa Cultivando Hortas, fez um balanço do trabalho realizado, destacando as dificuldades enfrentadas e as alegrias proporcionadas pelo engajamento das instituições participantes. Segundo ela, a expectativa é fortalecer parcerias, criar mais hortas em espaços educativos, promover o trabalho cooperativo, gerar emprego e renda, incentivar a sustentabilidade ambiental e oferecer espaços de terapia ocupacional. “Os participantes são os fios condutores da produção e consumo de alimentos seguros e saudáveis”, afirmou Abeaci.
A nutricionista da Apae Aracaju, Louyse Carvalho, destacou a experiência dos assistidos na produção da horta orgânica e como essa atividade impactou positivamente no tratamento das pessoas com deficiência. “A horta orgânica trouxe uma nova perspectiva de tratamento e inclusão para nossos assistidos, proporcionando momentos de aprendizado e integração com a natureza”, disse Louyse.
Segundo Joice Ramos Feitosa, também nutricionista, no município de General Maynard, a horta orgânica foi implantada na Escola Municipal de Ensino Infantil Antônio Cardoso com o objetivo de fazer com que os alunos tivessem contato com os alimentos e despertar para a importância de uma alimentação de qualidade. “Muito legal ver os alunos plantando, regando e colhendo aquilo que produziram. Mas o mais importante é despertar neles o interesse em comer alimentos saudáveis e essa parceria com a Emdagro foi muito boa para que isso pudesse acontecer”, comentou a nutricionista.
O diretor da unidade do Case da Fundação Renascer, Gladston Santos de Oliveira, que trabalha com crianças e adolescentes em situação de conflito com a lei, destacou a parceria com a Emdagro para a implantação da horta comunitária. “O suporte técnico da Emdagro é de extrema importância para o desenvolvimento do projeto na nossa instituição. A empresa, além da assessoria técnica, contribuiu com insumos como sementes e mudas. Então, a gente sempre fica buscando propiciar uma nova realidade para eles e esse trabalho com os jovens tem sido muito bom, porque a gente percebe esse resgate e esse sentimento de que estão participando de algo”, descreveu.
A tarde foi dedicada a dinâmicas de troca de experiências, culminando no encerramento com a entrega de certificados. O I Encontro Estadual de Janelas de Experiências do Programa Cultivando Hortas reforçou a importância da união entre governo, instituições e comunidades para promover uma alimentação saudável e sustentável em Sergipe. O evento serviu como um marco para a continuidade e expansão do programa, inspirando novas parcerias e iniciativas no estado.




