O resultado representa 52% a mais que os inscritos na safra anterior
A Secretaria Estadual da Agricultura, do Desenvolvimento Agrário e da Pesca (Seagri), por meio da coordenação estadual do Programa Garantia-Safra, encerrou o período de inscrições com 19.570 agricultores familiares cadastrados para a safra 2021/2022. A secretaria informa que durante esta semana – entre os dias 15 e 17 de março – disponibilizará técnicos para capacitar os representantes dos sindicatos rurais e secretarias municipais do interior do estado, para operacionalizar a gestão do programa que é feito pela internet, através de sistema informatizado criado pelo Governo Federal.
Na terça-feira, dia 15, a equipe técnica do Garantia-Safra/Seagri estará em Canindé, na quarta-feira, 16, em Poço Redondo e na próxima quinta-feira, dia 17, em Nossa Senhora da Glória, sendo esses os municípios com maior número de inscrições. Serão capacitados representantes de sindicatos, prefeitura e Emdagro que ainda têm dificuldade no preenchimento dos dados, no sistema de gestão digital do Garantia-Safra. A coordenação estadual do programa conta que tem agricultores com recursos bloqueados por inconsistência nos dados, falta de preenchimento correto do Número de Inscrição Social (NIS), e que essas informações serão resolvidas com a assistência da equipe estadual.
Safra 2021/2022
Segundo a Secretaria estadual da Agricultura o resultado dos inscritos no programa (19.570 agricultores) é extremamente positivo, visto que representa 52% a mais que os inscritos na safra anterior. Sobre os próximos passos, o órgão informa que cabe agora aos conselhos municipais (CMDS/CMDRS) realizarem a homologação dos agricultores inscritos e, na sequência, cabe à prefeitura emissão e entrega dos boletos aos agricultores para confirmar a adesão ao programa pagando uma taxa simbólica de R$ 17,00, cada agricultor. Os municípios com maior número de agricultores cadastrados são: Poço Redondo (4.257), Porto da Folha (2.457), Monte Alegre (1.987) Gararu (1.914), Nossa Senhora da Glória (1.486), Poço Verde (1.083). Os demais municípios inscreveram abaixo de mil agricultores.
O coordenador estadual do programa Garantia-Safra, Sérgio Santana, destaca que o calendário de plantio reconhecido pelo Ministério da Agricultura vai de abril a junho. “Uma das novidades para este ano é a retomada da exigência dos laudos de comprovação de perda de safra. Depois de dois anos sem a coordenação nacional exigir os laudos por conta do isolamento social provocado pela pandemia da Covid 19, nesta safra 2021/2022 será exigido”, disse Sérgio. “Segundo a resolução do programa o prazo final para apresentar comunicação de perda vai até 29 de agosto”, completou o coordenador.